sábado, 11 de agosto de 2012

Ela, a beca



11 de agosto, Dia do Advogado. Por que? Data da criação dos cursos jurídicos no Brasil. OK.

Instituído o dia do pindura na mesma data. Estudantadas, o pessoal da faculdade de Direito sai para jantar e beber e na hora da conta, uma surpresa: dia do pindura, 11 de agosto, discurso, chama-se o gerente, a polícia, a OAB e tudo se resolve.

Já ouvi contar, nunca tive a honra de participar desse verdadeiro encontro cívico, deve ser ótimo.

Recebi alguns e-mails cumprimentando pelo nosso dia. Em matéria de marketing jurídico o pessoal está bastante atrasado e por que não dizer, old fashioned. Recebi um e-mail do meu informativo, um martelo ilustrava o e-mail, nada mais inadequado,  out  (por-fora) a ser enviado a uma advogada. Por dois motivos simples, o primeiro, martelo é de juiz, e o segundo, é tradição da common law, nos Estados Unidos e Reino Unido o martelo é instrumento de trabalho dos juízes, aqui não. Nada de marteladas na mesa.

Tem circulado pela internet a foto de um terno e de uma gravata ilustrando o dia do advogado. Sexista, dirão uns, é discriminação de gênero; desatualizada, dirão outras, será que não sabem que há mulheres demais inscritas nos quadros da OAB? Terno e gravata?

A sugestão do Blog para os e-mails de parabéns do próximo ano: dois simpáticos advogados, será difícil achar? Um homem e uma mulher, discretamente trajados, portando papéis na porta do tribunal ou do fórum. Bela imagem. Pode inclusive ser a clássica foto na mesa com caneta tinteiro, Mont Blanc para os mais ricos, mas sem a clássica estante de LEX (não existe mais) atrás, melhor computador de última geração.

Mas ninguém se lembrou da beca. Um homem e uma mulher vestidos de beca no tribunal. Alguém se lembra que era exigida a beca dos advogados para fazer audiência no fórum? Ainda bem que aboliram. Era preciso correr à Sala dos Advogados no terceiro andar para emprestar uma beca, algumas furadas. Agora a beca só é usada nos tribunais e no tribunal do júri. Há de simplificar.

Lado outro, é uma honra, quase um prazer vestir a beca para sustentar. É ela que identifica e mostra, está ali um advogado, não o dr. Sicrano ou a dra. Beltrana. Da mesma forma a toga pelos desembargadores e ministros, estão ali os representantes da Justiça. É bom lembrar disso de vez em quando, nem que seja apenas no tribunal.

Aos colegas da beca em geral (sem distinção de gênero, afinal a beca é unissex, nada mais democrático que uma beca), parabéns.

Mas poucos tamborins porque a hora é de reflexão. Tenho repetido pelos corredores do fórum, e fiz isso ontem, a classe anda empobrecida e aviltada. E como caridade começa em casa é bom começar a pensar no que fazer para mudar este rumo de coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...