sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Rituais de campanha eleitoral, a passeata

O inconsciente coletivo dos advogados foi acionado hoje, embora muitos nem saibam do que se trata. Jung não é figurinha carimbada no fórum.
"O inconsciente coletivo é um conceito básico da teoria desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. A teoria estabelece que existe uma linguagem comum aos seres humanos de todos os tempos e lugares do mundo, constituído por símbolos primitivos com os quais se expressa um conteúdo da psique que está além da razão." Lo inconsciente colectivo es un concepto básico de la teoría desarrollada por el psiquiatra suizo Carl Gustav Jung. La teoría de Jung establece que existe unlenguaje común a los seres humanos de todos los tiempos y lugares del mundo, constituido por símbolos primitivos con los que se expresa un contenido de lapsique que está más allá de la razón. (Wikipedia)
 Vejam que beleza esse trecho do fabuloso suíço:
"A vida tem se mostrado para mim sempre como uma planta que vive da sua raiz. Sua vida própria não é perceptível, se esconde na raiz. O que é visível sobre a terra dura só um verão. Logo murcha. É um fenômeno efêmero. Se se medita sobre o infinito vir a ser e o perecer da vida e das culturas se tem a impressão que nada é absoluto; mas não perdi nunca o sentimento de algo que vive e permanece abaixo do eterno mudar. O que se vê é a flor e esta morre. A raiz permanece." C.G. Jung. Sonhos, memórias e reflexões. La vida se me ha aparecido siempre como una planta que vive de su rizoma. Su vida propia no es perceptible, se esconde en el rizoma. Lo que es visible sobre la tierra dura sólo un verano. Luego se marchita. Es un fenómeno efímero. Si se medita el infinito devenir y perecer de la vida y de las culturas se recibe la impresión de la nada absoluta; pero yo no he perdido nunca el sentimiento de algo que vive y permanece bajo el eterno cambio. Lo que se ve es la flor, y ésta perece. El rizoma permanece. C. G. Jung. Recuerdos sueños, pensamientos.1
Olhem, essa caminhada deve ser coisa muito antiga, devia já acontecer quando o fórum era num prédio no centro da cidade, devia acontecer um Vila Rica, em Lisboa. Deve mesmo remontar a Santo Ivo. E antes dele, no fórum romano.

Hoje, no Fórum Lafayette em Belo Horizonte, houve a ritual procissão de advogados pelos três andares do fórum. Fenômeno interessante este. Será que médicos fazem o mesmo em andares de hospitais quando há eleição no CRM? Informações para este Blog, por favor. Podemos estar no começo de uma tese de filosofia do direito. Ou contabilistas, engenheiros, professores nos seus respectivos quadrados?

No caminho tenta-se a conversão dos incréus e indecisos. E aplica-se um botton (adesivo circular) no peito dos mais cordatos e dos convertidos. Hora de ouvir os insatisfeitos. Sem dúvida, é o momento da classe olhando para si mesma. Hora de diagnóstico e definição de rumos. Momento propício para um novo olhar sobre o advogado e sua entidade de classe, que, além de agrupar os advogados tem função fundamental na democracia brasileira. Não é pouca coisa. Como já passaram os anos de chumbo, a Ordem dos Advogados pode, merece e precisa de um check-up.

A seguir fotos da procissão, digo da caminhada ritualística pelos corredores do fórum, que começa no saguão principal, segue pelas varas de família, contorna o quadrado que é o edifício do fórum, passa pela Sala dos Advogados, volta ao saguão e começa a subir os andares. De volta ao saguão, às escadarias, foto do grupo, já bastante animado, palmas. A foto também pode anteceder a caminhada. Depende do animador da passeata, geralmente um advogado(a) mais saidinho que vai , dando ordens à turma. Terminada, cada um para seu canto, fila do protocolo, fila do banco para pagar guia, (os menos bafejados pela fortuna, os mais bafejados têm estagiários para tal), cartórios, audiências, escritório, a lanchonete mais próxima, etc. 

Soube hoje de advogado muito chique que não vai ao fórum, só assina cheques e contratos no ar condicionado, ele próprio me disse isso muito satisfeito. Mas estava também na passeata. Daí vocês vejam a importância do ritual, até quem não gasta a sola do sapato naqueles corredores comparece. É um evento digno de nota, e diga-se de passagem, super animado. Confiram e não percam a próxima.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...