quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Namorados, acautelai-vos



"O trem tá feio e evém por aí" .

É só o que posso dizer depois da sessão de julgamento hoje no TJMG. Já adivinharam que levei tinta. É a história da zona gris (cinza) cada vez mais gris entre namoro e união estável. Cuidado, é só o que posso dizer, as nuances se confundem e depois o judiciário poderá dar a César o que não é de César. Fica sendo, ok?

At last but not the least (o último, mas não menos importante), veio o voto do revisor que havia pedido vista e mantido a vista por duas sessões.

Sinceridade? Aquilo, sim, é que voto. Os demais que me perdoem, ou não. Ando cismada. O fato é que entendeu que o imóvel foi adquirido com esforço próprio e exclusivo da namorada e os demais julgadores entenderam que o convivente tem direito à metade do bem adquirido com a rescisão do contrato de trabalho quando da aposentadoria da idosa namorada.

É namoro ou amizade? Vamos perguntar para os universitários. Ninguém sabe mais.

Conto o milagre, mas não conto o santo. Para mim é uma tranqüilidade ter esse determinado desembargador numa turma julgadora de processo de cliente meu. Quando o entendimento dele é contrário, respeito. Esse respeito e confiança repousam (vejam que chique), na capacidade demonstrada reiteradas vezes de julgar bem um processo. O cuidado, a olhos vistos, com o qual analisa o processo. Sim, ele lê o processo. Analisa as provas com cuidado. Uau! E os votos são bem fundamentados. Pronto, nada mais é preciso para um bom julgador. Um vero juiz. Um alívio para os advogados e partes.

Dirão os mais otimistas: ótimo, agora cabem embargos infringentes. Por pouco tempo. Aproveitem, porque o salvador recurso vai acabar com a chegada do novo Código de Processo Civil.

Aos descrentes: sustentação oral, eu faço, um dia você vai precisar dela.

2 comentários:

  1. Gosto muito dos seus textos Dra. Valéria! Estou sempre lendo, creio que os mesmos incentivam-me a refletir trazendo constante aprendizado. Abraço!

    Bruno Cézar Gomes Fonseca - Advogado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno, fiquei feliz com seu comentário. Que bom!O Blog cumpre sua missão.Permaneça conosco, obrigada. Abraço.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...