segunda-feira, 12 de novembro de 2012

As penas de Dirceu, Genoíno e Delúbio

Mensalão

Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão. Delúbio recebeu pena de 8 anos e 11 meses. Já Genoino pegou 6 anos e 11 meses. Segundo a legislação brasileira, o início do cumprimento da pena deve ser em regime fechado para condenados a mais de 8 anos.

Dirceu e Delúbio deverão cumprir a punição em regime inicialmente fechado. Genoino deverá ficar no início no regime semiaberto, podendo deixar a cadeia para trabalhar.

Os três compõem o chamado núcleo político do esquema e foram condenados por formação de quadrilha e corrupção ativa pela compra de parlamentares no início do governo Lula (2003-2010).

Eles também terão que pagar multas que somam R$ 1,5 milhão.

Comentário do Blog: Para quem não acreditava ... Os mais céticos dirão: It's unbelievable. (É inacreditável).

Houve briga em plenário:

"O senhor está surpreendendo a Corte a cada momento", disse Ricardo. "A imprensa anunciou que seria o núcleo bancário".

"Nós estamos aqui para definir as penas de todos os réus", rebateu Joaquim. "Vossa excelência não tem voto neste caso". Vossa excelência está em obstrução. A ação de obstrução de vossa excelência de voto. Vossa excelência leu artigo de jornal".

Carlos apartou a briga: a metodologia era definida pelo relator, conforme decidido pelos próprios ministros no início do julgamento.

Ricardo irritou-se, "A metodologia tem que ser combinada com o revisor", reclamou e deixou o plenário.

Como inocentou Dirceu das acusações, não participa da fixação da pena.

Os passaportes

Condenados no julgamento do mensalão, Simone Vasconcelos e Jacinto Lamas entregaram seus passaportes nesta segunda-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Até agora, sete réus deixaram os documentos atendendo a determinação do relator do caso, Joaquim Barbosa, para evitar a fuga dos 25 réus que foram considerados culpados. O pedido de apreensão dos documentos foi solicitado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Kátia Rabello


As penas da dona do Banco Rural somadas chegam a 16 anos e 8 meses pelos crimes cometidos no mensalão. Também foi fixada multa de R$ 1,5 milhão. Pela legislação, Kátia terá que cumprir parte de sua condenação na cadeia. A lei estabelece que penas acima de oito anos devem ser cumpridas inicialmente em regime fechado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...