segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rituais de campanha, a boca de urna

Dia de eleição. Êba! O corpo a corpo


Vamos ao encontro do eleitorado com toda a animação. Quando digo que advogado adora política não falto com a verdade. Vejam a disposição dos decanos, de bengalas, amparados, mas firmes na disposição de participar do pleito. Encontrei dois revoltosos nesse mar de gente, que esbravejavam contra a eleição, contra a situação e contra a oposição, decerto são anarquistas. “Não compactuo com essa farsa”, disparou Dr. Helvécio brandindo a elegante bengala e amparado pelo filho. Disse outro bastante irado: “não voto em nenhum dos dois”, “quero só saber quanta dinheirama cada um gastou”, etc.

O choro é livre, vamos respeitar a opinião dos colegas, mas o voto é obrigatório. Isso sim, voto obrigatório, é um verdadeiro absurdo, que deveria ser abolido da eleição da entidade e do Brasil. Sem dúvida iria determinar o desaparecimento conjunto das mocinhas de umbigo de fora rebolando ao lado de banners da situação e do apitaço ensurdecedor promovido pelas colegas das mocinhas. Tais manifestações popularescas depõem contra a classe. Nossa enviada anotou: marketing old fashioned, populista e machista, em suma: bastante jeca.

Não é segredo que nossa editora estava em campanha, assim desdobrou-se na boca de urna e na reportagem do evento. Indicada pelo candidato da oposição para a direção do DAAC – Departamento de Assistência ao Advogado da Capital, prontamente adicionou o fato ao seu speech (discurso) rápido com os colegas a caminho da urna e às palavras de ordem proclamadas no maior entusiasmo. Que aqui ninguém brinca em serviço.

Caríssimos eleitores, digo, leitores deste Blog, eleição é bom demais! Divertimos à grande enquanto capitaneávamos o voto dos indecisos. E aquela emulação cordial com os colegas opositores? Foi um sábado ótimo. Precisamos repetir logo.

A essas horas nossos informadíssimos leitores já saberão que não perderão a editora para o DAAC da capital. Superado o resultado e o day-after, (que ninguém é de ferro e temos já muitos janeiros nos delicados mas valentes ombros), continuamos a caminhada certos que the best is yet to come (o melhor está por vir) e logo, logo, vem outra eleição. Paciência. Nada melhor que um dia depois do outro.

Confiram o esforço de reportagem: encontro com queridos mestres; a advogada mais elegante que subiu o corredor polonês de abraços e santinhos; o advogado mais idoso que veio votar; a batucada ótima (parabéns, Dr. José Roberto, uma revelação na percussão); pena que não filmamos o embate de sempre: a funcionária da Comissão de Eleição mandando parar com o batuque e famoso e aguerrido advogado teimando: “Toca, vamos tocar!” Sinceridade? É animado demais!
Registre-se que deixaram tocar jingle sambado (leia-se em ritmo de samba) da situação em carro de som. Não vimos a Comissão reclamar deste fato. Teve também: confraternização de colegas em lados opostos. Fazer o que, não é mesmo? Gosto não se discute, ainda mais em política. Teve o tipo folclórico, o mascote, o filho de militante fantasiado de super-herói. As advogadas capricharam na beca e no make-up (maquiagem para os neófitos), para encantar os mesários e fiscais. E conseguiram. 

Um pouco de sociologia: constatei as pontas da pirâmide social: advogado que tem helicóptero; outro que tem escritório em quatro estados da federação; advogado que mal paga as contas; outro que mal paga a anuidade da OAB. Continua caríssima, hein?

O negócio é o seguinte: essa história de imprensa imparcial já caiu por terra há muito. Como está tudo às claras  nestes tempos de pós-positivismo, vamos dar aquela flexibilizada e conferir a visão particular da nossa enviada ao evento, in loco, satisfeita e a cores. Confiram:

Valladão, candidato da oposição

Marcos Afonso, ex-presidente da OABMG
Professor Marcos Afonso de Souza

Aquele abraço


Aristoteles Atheniense, o mais animado militante

O cabo eleitoral mais atento no Face, Hércules Guerra, contemporâneo da vetusta Casa de Afonso Pena

O Mascote
Gustavo Wikrota

O famoso Augusto Bala-Doce

O style de Juliana Gontijo
A coluna social compareceu, Mário Fontana

Luciana Atheniense, almoço de militância 
Culpa do fotógrafo, gentil mas amador

Dr. Edinho Gouthier, eu te perdôo
A elegante advogada mineira
Coragem na tribuna, Dr. João Baptista de Oliveira Sobrinho



Chegou o Vice-Prefeito, Délio Malheiros
Professora Elena

Filho de militante a caráter para ajudar o pai

O mais arrojado
O notável Professor Arthur Diniz
Maria Mazzarelo, Comissão de Eleição, Dr. Jorge Lasmar, Flávia Lasmar









Olha o Zé Roberto, aí, gente!

   

A militância deixa o palco da eleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...