sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mensalão: quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir


Weber e Fux condenam Dirceu

O voto de Rosa Weber

Retomada a sessão Rosa Weber votou pela condenação por corrupção ativa do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino, do ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares, além do empresário Marcos Valério e mais quatro pessoas ligadas a ele.

Vamos às conclusões da ministra que foi firme e bastante enfática nas suas colocações:

“... os réus participaram de "elaboração sofisticada" para corrupção de parlamentares. Alcançando tanto os responsáveis por sua idealização quanto os responsáveis por sua execução. Mas só Delúbio Soares? Não. Todos.”
"Com todo o respeito, não é possível acreditar que Delúbio teria comprometido o PT com dividas de R$ 55 milhões e repassado aos partidos da base aliada".

Disse Ayres Britto em aparte sobre Delúbio, 

"não faria carreira solo com esse volume de manejo de somas de recursos".

Rosa Weber completou:

"para mim existe prova acima do razoável que Delúbio não pode ser responsabilizado sozinho. Então concluo, com base em todos esses elementos, da responsabilidade de Dirceu, especialmente considerado os limites da imputações por repasses financeiros aos quatro partidos", disse.

Convicta da participação de todos, afirmou:

"Eu preciso colocar minha cabeça no travesseiro e dormir".

"Sem corruptor, não há corrompido".

O voto de Fux

Fux condenou o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino por corrupção ativa.

"Pelas reuniões, pelos depoimentos, evidente que esse denunciado [Dirceu] figura como articulador político desse caso penal, por sua posição de destaque no partido e governo", afirmou. "Não há a mais tênue verossimilhança de que não sabia das pessoas que ele recebia na Casa Civil, na sua agenda. A autoridade pública quando se reúne institucionalmente consulta a sua agenda. Como ocorre aqui no Supremo Tribunal Federal, quando recebemos alguém procuramos saber de que processo se trata. Assim fazem as autoridades públicas"

Para ele o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares era um dos comandantes do esquema.

"São aproximadamente 15 fatos que estão também cercados. É inviável que tudo ocorreu no esquema delituoso que não fosse de conhecimento do tesoureiro. Ele próprio era comandante do esquema delituoso", disse. "Delúbio Soares entregou dinheiro em espécie para repasse ao PP, a ex-dirigente do PTB." 



Olhos de ver, ouvidos de ouvir. 

Até a próxima sessão de julgamento, na terça-feira, após as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...