quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A dosimetria chegou aos 40 anos


Preclaro leitor deste Blog reclama ao telefone: você só fala do STF. Querido leitor, não vês o magnum momentum que passamos? Terás que agüentar porque aqui, como nas melhores democracias do planeta, manda a maioria e em determinadas situações, a dona do Blog. Agüente mais um pouco, ok? Sua ligação é muito importante para nós.

Superado o incidente com o estimado leitor passamos à vaca fria, à sessão de julgamento do mensalão, que por sinal foi quentíssima.

É verdade que já pegamos o bonde andando. A volta do intervalo da tarde. Por compromissos inadiáveis, audiência no JESP Federal, consulta a cliente, essas coisas de advogado. E pelo que vimos a tarde pegou fogo.

Joaquim

“Me excedi, peço desculpas ao ministro Lewandowsky pelo excesso”.

(Ah, não! Perdi a briga, dizemos nós).


Soube depois, ele teria insinuado que o colega de toga "advogava" para os réus.

(Mon Dieu! Perdi isso!)

A esta altura a dosimetria da pena de Marcos Valério já estava em 20 anos.

Celso, o decano

Que higidez, que coerência. Que tranqüilidade para nós, jurisdicionados, a sapiência e serenidade de Sua. Excia. Como explica bem, não? Tanto a doutrina quanto a lei. E comparece às sessões munido dos precedentes todos que cita a cada arranca-rabo, digo, questão de ordem e divergência suscitadas pelos seus pares. Parece que o homem sabe tudo! Que conforto para os destinatários da jurisdição. Bela dicção, mesmo presente o forrrte sotaque paulista e a discreta língua presa, (supomos), perceptível quando diz o fonema gr, como em  regra e grau. Estreando de fonoaudióloga nossa redatora repara também que dá acento tônico à última sílaba, reforçando-a quando diz “quanDO”, “pena-baSE”.

Passemos a Ricardo que, magnânimo, assinala o gesto de grandeza de Joaquim pelo pedido de desculpas, aceito prontamente.

Carlos selou a paz (temporária) em plenário, cumprimentando os contendores, digo, os ministros. Como são elegantes, não?

Adivinho que no intervalo, no cafezinho da tarde, o presidente chamou os dois à conciliação pública.

A essas horas a dosimetria da pena de Marcos alcançou quarenta anos. A defesa qualificou de “absurdo”. Está no seu papel. Cada um no seu quadrado.

3 comentários:

  1. Dra Valéria!

    A primeira vez que visito seu blog e o bom humor se faz presente! E isso é muito bom!
    Lendo sobre o tão comentado julgamento do mensalão, vi que fez observações sobre o ilustre ministro Celso de Melo.
    Sou advogada em Tatuí/SP, "da terra" do ilustre ministro, onde a letra R é bem puxada! Trocando em miúdos, Tatuí, sendo dito no seu modo mais original será ouvido como "Tatuir"!rs
    Deve ser dito que, além de um grande saber jurídico, o Ministro passa sempre um período de suas férias aqui em Tatuí, e é possível vê-lo as tardes, em um café localizado a praça da Matriz, no centro da cidade, revendo os amigos e cumprimentando a todos que se aproximam dele como muita educação e gentileza.
    Prova disso sou eu que, ainda estudante, me aproximei (c/ o devido receio), me apresentei e perguntei se poderia tirar um foto c/ ele. Para minha surpresa, fui muito bem tratada e ele, muito gentil e solícito!
    Não é todo dia que encontramos alguém de tamanha importância, tão acessível e receptivo!
    Momentos desse nível valem a pena serem compartilhados!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Caríssima advogada de Tatuí, sua mensagem enriqueceu o Blog e aumentou sensivelmente a popularidade do seu conterrâneo, o Ministro Celso, que ficamos sabendo pelo seu depoimento, além de sapientíssimo, é gentil e pelo relato, humilde. Sua mensagem bem-humorada percorreu os e-mails do blog e escritório e foi eleita a mais simpática do mês, com direito a receber pelo correio nosso mais novo modelo de marcador de página. (Está realmente lindo!) Gentileza enviar seu endereço para qualquer dos e-mails nesta página para receber o mimo. Obrigada, volte sempre, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Justo o que eu procurava sobre dosimetria

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...