sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Becas de salto alto


Céus! Quanta animação para advogar! Dirão alguns dos seletos leitores deste blog. Só pode ser coisa de Deus, penso cá checando a dobra da beca. Afinal, entusiasmado, significa cheio de Deus (do grego en + theos, literalmente 'em Deus').

Tenho respeitáveis leitores ateus, que não concordarão.

Segundo a Wikipédia, isso foi antigamente, agora, entusiasmo “pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto, ser considerado como um estado de espírito otimista.

Guimarães, o Rosa, dizia, “tudo que a vida quer de nós é coragem”, ou algo assim. Sinceridade? Advocacia exige muita coragem. Disposição para enfrentar dificuldades e desafios, então, nem se fala.

Isso para alguns, visto que, como não há isonomia na vida, o caminho de uns é mais plano, de outros até mais florido e de outros, lotados de pedras. Dizia meu avô: "na minha vida, só encontrei ladeiras".

Costumo dizer diante da peleja da profissão: advocacia é coisa pra macho. Obviamente é força de expressão, já aviso aos mais afoitos, do alto do salto e checando o esmalte das unhas.

Hoje, especialmente hoje, vamos oficialmente mudar a expressão para: advocacia é coisa para quem tem coragem. Claro que falamos da advocacia com “A” maiúsculo, é fato que conheço uma meia dúzia de, digamos, pessoas com comportamento meio elástico diante das adversidades e, também advocacia praticada com um “a” bem pequenino. Como se sabe, tem de tudo no mundo. “O mundo é grande, e cabe todo mundo”, vive dizendo o Tutti (Maravilha, radialista de BH).

Brio, bela palavra, pode perfeitamente ser usada no caso, embora de uso antiquado. Poucos dos jovens causídicos, tenho certeza, saberão o significado. Estarei sendo dura demais?

Depois que tu pega a embocadura, ninguém te segura.

Anima e cuore

Voltemos ao latim, ânimo, alma, coragem, agir com o coração, tudo a ver conosco do sexo que usa saia.

Este circunlóquio todo é para informar aos caríssimos leitores do blog a fundação de um movimento, obviamente animado e corajoso, o Fórum de Mulheres, um movimento de mulheres advogadas, que estão querendo tirar a pulga detrás da orelha, ou seja, ampliar a consciência da nossa condição, de mulher e de advogada.

Para tanto, vamos, falar, escrever, reunir e politizar a mulherada, digo, as advogadas atuantes e insatisfeitas com o rumo atual.

Leitoras, adiram, leitores, estejam convidados, e ambos, acessem o blog Fórum de Mulheres, o movimento é nascente e está bonito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...