terça-feira, 11 de dezembro de 2012

BATER PALMAS NA SESSÃO DO JÚRI É CRIME DE DESACATO?


o FATO

No Tribunal do Júri em Guarulhos/SP o promotor acusou um depoente de falso testemunho. O advogado bateu palmas, de forma irônica. Provocado pelo promotor, o juiz determinou a prisão em flagrante do advogado por desacato.  O advogado deu voz de prisão ao promotor por exorbitar de suas funções impedindo-o de exercer a defesa do réu.

O PROCESSO

Foi instaurada ação penal contra o advogado no Juizado Especial Criminal de Guarulhos (SP), pelo crime de desacato. O Tribunal de Justiça de São Paulo negou Habeas Corpus ao profissional, cuja defesa renovou o pedido no STJ.

o aCÓRDÃO DO stj

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no HC 111713 decidiu que o fato de um advogado bater palmas na sessão de julgamento para ironizar pedido da outra parte não configura, por si só, o crime de desacato.

o que diz a cartilha das boas maneiras em juízo

Pode o advogado bater palmas ironizando em sessão do júri? Poder pode, mas não deve.  A cartilha diz que não é elegante. Não é elegante, mas é compreensível que excessos verbais e sonoros sejam cometidos no calor dos debates tanto pela defesa quanto pela acusação. Afinal digladiam-se em torno dos bens maiores do homem, a vida, já perdida e a liberdade em perigo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...