segunda-feira, 21 de maio de 2012

Notas de um julgamento

Cada um tem a sua verdade, especialmente se for parte num processo. Há uma verdade que salta do encadeamento dos fatos e das palavras escritas nos autos e ditas pela boca do advogado. E da forma com que foram ditas. Conteúdo e forma. Basicamente o julgamento de hoje no Conselho Regional de Odontologia pode ser assim resumido. O conteúdo: o fato em si e os desdobramentos apurados em prova técnica. 

Agora vem a versão particular do fato, aí a porca torce o rabo. Cada um é um abismo, já disse Alcione Araújo, o escritor mineiro radicado no Rio. Está certíssimo. Não vou seguir na linha psicológica, retrocedo e volto ao direito, ficarei com as palavras e as provas, aqueles documentos garimpados e mostrados que provam isso e aquilo, etc. 

As palavras e os advogados. Fiquei com isso na cabeça hoje. Há a palavra firme e serena dita de forma convicta. E há a palavra dita para impressionar o cliente. Ocorre que juiz ou conselheiro não se impressiona, conclui logo, contra o advogado e contra o alegado direito do cliente. As falácias, os destemperos deveriam ficar longe das salas de julgamento. Há coisas que saltam aos olhos. Há coisas que saltam dos processos. Lembro-me de um advogado que quase chegou a sapatear na tribuna e berrava. Over. Demais, excessivo, feio de se ver, de ouvir então ...
Foi  no antigo Tribunal de Alçada, no plenário, estavam lá os desembargadores ... , deixa para lá, não vou dizer, vai que identificam o artista.

Hoje aconteceu isso na grande mesa oval da sala de julgamento do CRO. Ao terceiro argumento gritantemente falacioso e verborrágico a paciência chegou ao limite, meneei a cabeça negativamente como quem diz: "Ai, que falta de paciência". Tudo em silêncio. Mas o advogado oponente, com um olho no Relator e outro "ni mim" (como se fala no sertão das Gerais), prontamente me dirigiu o braço em riste e atacou: " 'Você' não fala agora." Você? Você, uma vírgula, caro colega. Aí o negócio pegou fogo. Abri os braços espontaneamente e esbravejei: "Mas eu não disse N-A-D-A, ainda." Aí se vê a força do gesto, um simples meneio de cabeça. Estava mesmo prestando atenção, hein, dr.? E o pau quebrou feio no Conselho. Passei a anotar item por item as barbaridades, digo, as alegações do Colega.

Terminada a oração do ilustre, pedi a palavra. "A sra. tem um minuto", disse o Presidente. "Só um minuto para rebater todas as alegações do Colega?" E balancei as duas folhas de anotações. O Procurador do Conselho atalhou: não há previsão no regimento, é uma deferência, exceção, sei lá. Ótimo, fico com o minuto: e pá, pá, pum. E de leve, uma descascada no Colega: não leu os autos, pegou o bonde andando, etc. E tome perícia e prova dos autos e até um irônico: "Ora, por favor, dr.!" 

É, o "trem" esteve feio, digo, bem animado. Resultado do julgamento:  com o relator, com o relator, com o relator, etc., à unanimidade, não houve infração. Ao final o advogado, que bateu e levou, estendeu sorridente a mão para o cumprimento sobre a arena. Sorrir tanto depois de perder não fica nem bem. Devolvi o cumprimento. Afinal, terminado momentaneamente o embate somos apenas colegas. "Mas num mexe, não, que tem"

8 comentários:

  1. Querida Valéria,

    Como nào canso de reafirmar, você é sempre elegante, até mesmo na hora de rodar a baiana..eheheh
    Beijos
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, querida, você que é uma ótima amiga, obrigada pelo apoio sempre. Beijos.Valéria

      Excluir
  2. Vixi Maria, que moça braba! Adorei!
    Como sempre uma lady.
    Saudações parentescas... Cinthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o sertão, prima, que continua dentro da gente. Ninguém passa pelo sertão impunemente. E tem ainda a voz do sangue. Saudações, prima.

      Excluir
  3. Já assisti você e lhe dou parabéns mais uma vez por seu brilhantismo e classe. Obrigada minha advogada.

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço a confiança e parceria. E vamos comemorar, a luta foi longa e árdua, é preciso fechar o ciclo sofrido com chave de ouro, nada menos que um brinde, champagne, por favor, hoje no escritório, já combinado que ninguém vai dirigir depois.

    ResponderExcluir
  5. Dra. Valéria,
    Parabéns pelo empenho e competência para defender seus clientes.
    Adorei a vitória de ontem.
    Este é apenas um a mais de tantos que já vieram e com certeza virão muitos outros.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Denise Ferri.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...