sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ela vem chegando, Eliana Calmon vem aí



Na segunda feira a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciará a inspeção no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), depois da inspeção em 19 tribunais de Justiça estaduais e irregularidades detectadas sobretudo nas folhas de pagamento em vários deles.

O juiz auxiliar da Corregedoria Ricardo Chimenti chegará com uma equipe de 25 profissionais, entre técnicos da Receita Federal e da Controladoria da União e irão averiguar, entre 14 e 18 de maio, aspectos administrativos – como folhas de pagamento, a regularidade dos contratos efetuados pelo tribunal, além da verificação do aspecto jurisdicional. Nesse particular, a inspeção abarcará também o Tribunal de Justiça Militar. 

O andamento processual é uma preocupação do CNJ. “Queremos informações sobre o formato e estrutura das varas da capital e do interior, atrasos nos julgamentos, além do levantamento de informações junto ao serviço extrajudicial”, considerou Ricardo Chimenti, explicando que a fiscalização será feita por amostragem nas varas e nos cartórios. 

Quem tem queixas do serviço público prestado? A hora de reclamar é agora
Haverá atendimento ao público ao longo da semana, entre as 10h e as 17h, uma equipe da Corregedoria atenderá o público, que poderá apresentar queixas e sugestões sobre o andamento de seus processos e eventuais situações que considerem abusivas. As pessoas interessadas em fazer contato deverão portar documento de identidade e comprovante de endereço. “É sempre bom lembrar que o CNJ não muda decisões judiciais. Ele atende reclamações sobre atraso e desvios de conduta”, assinalou o juiz auxiliar. 

Indagado se o CNJ vai apurar algum aspecto particular nas instituições da Justiça do estado, Ricardo Chimenti evitou ser específico. “Sabemos que Minas é um estado grande e, como tudo o que é grande, enfrenta problemas de maior grau. Mas não há diligência direcionada. Se durante as inspeções ordinárias surgirem problemas, passaremos a apurar”, afirmou. 

Em busca das maçãs podres
Os desvios sobretudo nas folhas de pagamento, com o recebimento de vantagens indevidas, apontados em relatórios da ministra e corregedora nacional Eliana Calmon, foram situações encontradas em diversos tribunais de Justiça. Os critérios de rotina, com o cruzamento de informações das folhas de pagamento com as declarações de Imposto de Renda dos magistrados e servidores, serão adotados em Minas Gerais. Todos os autos de desvios de conduta são publicados no site do CNJ. “Entre casos graves que já investigamos, houve aqueles tornados públicos, de afastamento de corregedores de tribunais, quando constatado algo grave e verificado indício de má-fé”, explicou Ricardo Chimenti. “Se tem maçã podre é melhor arrancar da cesta". (Fonte: Bertha Maakaroun para o EM, 11/05/2012).

Um comentário:

  1. Não fosse a coragem e a competência dessa grande magistrada, dificilmente o JUdiciário Brasileiro seria fiscalizado. Assim como ocorreu em vários Estados da Federação, em Minas Gerais, certamente, não será diferente, pois as mazelas existem e merecem ser combatidas. A falta de respeito para com o público, a imcompetência e, sobretudo, a prepotência de magistrados, inclusive, daqueles corruptos que vendem ou facilitam sentenças, deverão merecer a devida punição e que isto venha a público, não só para conhecimento do povo, mas também, para servir de exemplo para outros, sejam magistrados ou funcionários do Judiciário, os quais têm não só o dever, mas também a obrigação e prestarem um bom serviço.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...