sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia de Santo Ivo, os pobres e a lei de acesso à informação





No dia 19 de Maio comemora-se o dia de Santo Ivo, o santo padroeiro dos advogados, que dizem nasceu na Bretanha, França. Dizem que foi brilhante em Filosofia, Teologia e Direito. Que foi sábio, imparcial e conciliador. Que era carismático, desfazia  inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a causa. Dizem também que defendia os pobres, depois foi sacerdote, construiu hospital, etc..

O mundo mudou muito desde Yves de Kermartin, hoje há o imperativo do mercado, a fuga em massa dos bacharéis para os concursos públicos. Sim, o mercado está estrangulado, passar pelo gargalo e encontrar seu lugar ao sol é tarefa para valentes, às vezes até estóicos. Uns quixotes (Cervantes e coisa e tal).

Advogados, como sois importantes, a questão é que ainda não se deram conta da magnitude da profissão, não por culpa própria, a crise grassa a profissão e põe à frente obstáculos comezinhos mas intransponíveis. Para bom entendedor pingo é letra. E neste país de iletrados e de analfabetos funcionais, os advogados pululam.

Excesso de oferta, escassez de demanda. Não é só. E a nossa representatividade, a quantas anda? Ainda não entendi o show do Skank para comemorar 80 anos da OAB nem o jogo de futebol entre a diretoria e a banda.

E o sumiço do protocolo integrado (petições para outras comarcas podiam ser protocolizadas no fórum local) que era ótimo? Agora é pelo correio e a parte beneficiária da Justiça Gratuita agora tem que pagar pela despesa postal. Os pobres de Santo Ivo. E foi por portaria conjunta da OAB e TJMG que transmudaram-se as regras?

A OAB é autarquia federal, então também se aplica a ela a nova lei de acesso à informação.

É um caso a se pensar.

Aos que têm fé - Oração a Santo Ivo
Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da eqüidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.

Aos que não têm fé
Toca em frente.

3 comentários:

  1. Valéria,
    comungo da fé de nosso padroeiro Santo Ivo, de seus ideiais e dos questionamentos introduzidos por vc. no texto. Parabéns!
    Kleber

    ResponderExcluir
  2. Kleber, grato pela sua manifestação e apoio. Volte sempre, o Blog é tribuna dos advogados, esteja à vontade para participar e enviar seus questionamentos. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Dra.Valéria ,
    Que Santo Ivo nos ajude !
    Há!Se todos os advogados imitassem a conduta e os ensinamentos de Santo Ivo.
    Adoro suas idéias, mestra.
    Parabéns e divulguem muito.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

É provável que as tempestades continuem

Os alertas da meteorologia soam como anúncios destes tempos, assim como direi, nebulosos, incertos, infaustos. Exagero? Tente, então, fazer ...