segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sentença concede a casal registro de criança gerada em útero de substituição

O cartório de registro civil  procurado pelo casal para registro do recém-nascido levantou a dúvida perante a Vara de registros Públicos de Belo Horizonte. A regra é que a maternidade seja atribuída à mulher que gerou a criança, cujo nome figura na certidão de nascido vivo entregue pelas maternidades.


Em juízo o casal comprovou a legalidade do procedimento, a autorização do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, relatório favorável de avaliação médica e psicológica, termo de ciências de todas as pessoas envolvidas e termo de consentimento para fertilização in vitro assinado pelo casal e pela doadora do útero, além da confirmação de entrega da recém nascida à mãe biológica e o exame de DNA para comprovação da paternidade e da maternidade.

A sentença da Juíza da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte, Mônica Libânio Rocha Bretas, determinou ao cartório o registro da criança como filha do casal requerente. Processo sob segredo de justiça.

A Resolução 1.358/92 do Conselho Federal de Medicina - CFM determina que as doadoras de útero devem pertencer à família da doadora do material genético, em parentesco de até segundo grau. A doação de útero não pode ter caráter lucrativo ou comercial. É indicada nas hipóteses de problemas de saúde que impeçam a gestação, como perda de útero, miomas, útero infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...