segunda-feira, 30 de julho de 2012

OAB/MG sorteia carro como o Baú da Felicidade


Não acreditei no e-mail que recebi, mas é verdade. Veja abaixo: a nossa entidade de classe, (leia-se entidade de classe), faz promoção no mês do advogado como um varejão de ofertas.


Destoou.

Há fato preocupante e que se desvia do que se espera de um órgão representativo de uma classe: um escritório particular deu o carro para a Secional sortear à massa de advogados, ao populacho de causídicos. Essa foi demais. Há um patrocinador. Que bonito! Que beleza! E a Secional faz propaganda do escritório.

Como advogada, não gostei. Muito comercial, muito consumista, muita estratégia de marketing para uma autarquia federal. Esse não é o papel da OAB.

Agora só falta abrir a Porta da Esperança. Primeiro vamos ouvir os universitários. E se o advogado não ganha, quem vai ganhar? A carta. Não podemos chamar o Lombardi, ele morreu. Mas o Baú da Felicidade, parece, vai de vento em popa.

Não é essa a entidade a qual esta modesta beca quer pertencer. Essa que distribui carros e prêmios, não.

Quem será o desavisado que irá aderir a essa promoção? Só quem estiver com seu carnê de prestações rigorosamente em dia.

Sinceramente, esta estratégia de marketing jogando bacalhau ao auditório, digo, bens de consumo aos advogados, merece uma análise sociológica.

Valha-me Raymundo Faoro, com essa eu não contava.

Proponho que o mês do advogado seja dedicado à reflexão sobre o poder, mercado e consumo. Se é para distribuir algo à massa, que seja o livro Os Donos do Poder, (1958), Editora Globo. Creio que nós, advogados ganharemos mais do que com esse sorteio de quermesse rica. Francamente.


Raymundo Faoro. Advogado, jurista e escritor brasileiro nascido em Vacaria, Rio Grande do Sul, considerado um dos grandes pensadores do Brasil, autor de análises imprescindíveis ao entendimento da sociedade, da política e do Estado brasileiro. Filho de agricultores, passou boa parte da infância e da juventude na cidade de Caçador, Santa Catarina (1930-1945), para onde se mudou com a família e onde fez o curso secundário, no Colégio Aurora.

De volta ao Rio Grande do Sul, como estudante universitário foi co-fundador da revista Quixote (1947) e escreveu para diversos jornais do Rio Grande do Sul. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1948) e três anos depois (1951) seguiu para o Rio de Janeiro. Admitido por concurso como Procurador do Estado, na função destacou-se como um dos mais importantes juristas do Brasil, especialmente reconhecido e bastante respeitado pela sua contribuição às Ciências Sociais.

Publicou um livro considerado um clássico: Os Donos do Poder (1958), pela Editora Globo, de Porto Alegre, onde analisou a formação do patronato político e o patrimonialismo do Estado brasileiro, levando em consideração as características da colonização portuguesa. Escreveu outros livros em que discutiu temas como a política brasileira, ensaios jurídicos, além de um estudo sobre as obras e os personagens do escritor Machado de Assis. Também atuou como articulista em diversos jornais e foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB (1977-1979). 

Na política diretamente lutou pela redemocratização do País, defendeu o fim dos Atos Institucionais do regime militar e participou ativamente no governo João Figueiredo, na campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita.

Faleceu vítima de enfisema pulmonar, aos 78 anos, no Rio de Janeiro, velado na ABL e enterrado no Cemitério São João Batista. Conhecido como “O Embaixador da Cidadania”, teve outras publicações importantes como o ensaio Machado de Assis - A Pirâmide e o Trapézio (1975), A Assembléia Nacional Constituinte - A Legitimidade Recuperada (1980) e Existe um Pensamento Político Brasileiro? (1994).


Ainda sobre Faoro:

"Estudos Avançados

Print version ISSN 0103-4014

Estud. av. vol.17 no.48 São Paulo May/Aug. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142003000200024 

Em 1992, Faoro fez outra conferência no IEA: "A questão nacional: a modernização", publicada na edição nº 14 da revista (jan.-abr. 1992). Dessa vez sua análise foi feita a partir do contexto do governo Collor. "As modernizações, entre nós, procuraram, sem alcançar, a modernidade industrial, que, por serem modernizadoras, não seriam capitalistas. Por sua vez, o industrialismo não gerou o Liberalismo econômico, porque o Liberalismo econômico não se gera por decisão oficial", frisou. No seu entender, dessas características históricas brasileiras não surgiu uma ordem política liberal, "perdida na sombra ideológica permeada pela elite". Ele identifica uma perversão no processo nacional de implantação do Liberalismo econômico, que se transformou numa "conquista, irracionalizadora por natureza, dos favores oficiais". Para Faoro, o caminho que leva à modernidade é o mesmo caminho no qual trafega a cidadania, uma via "que só os países modernos e não modernizadores, percorreram", e que não tem atalhos: "Os atalhos estão cheios de atoleiros de autocracias.
Mauro Bellesa é jornalista do IEA.
All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Ode à alegria

Ainda o tema. Desde as mais recentes indicações e posses deslustrosas para o mais alto cargo do judiciário brasileiro tenho evitado qualquer...