terça-feira, 30 de abril de 2013

Morre o autor de "O Código da Vida"



Saulo Ramos, foto Blog Fábio Campana

Morreu no domingo (28), aos 83 anos, o advogado Saulo Pereira Ramos. Foi consultor geral da República e ministro da Justiça no governo José Sarney (1985-1990). O enterro foi realizado na segunda-feira (29) em Brodowski/SP, onde nasceu em 8 de junho de 1929.

Foi crítico contumaz de dispositivos da Constituição de 1988 e defensor de reformas na Lei de Imprensa.

Em 1992, foi advogado do Senado no processo que garantiu a cassação dos direitos políticos de Fernando Collor de Mello, atuando contra o ex-presidente.

Em 2007, publicou o livro "Código da Vida" (Planeta), no qual narrou episódios da vida política brasileira dos quais foi personagem ou testemunha nos últimos 40 anos, como a renúncia de Jânio Quadros, de quem foi oficial de gabinete, em 1961.

O juiz da polêmica ação judicial narrada no livro era Cezar Peluso, ministro do STF, aposentado pela compulsória. Personalidades políticas e do mundo jurídico são esquadrinhadas pelo autor, sem meias palavras, como o hoje ministro do STF Celso de Melo, então Procurador de Justiça e o ex-ministro Bernardo Cabral. Os bastidores da Constituinte, o pão fresco levado pelo então constituinte Bernardo Cabral... Só lendo. Das passagens vê-se que Ramos era o advogado que dava nó em pingo d´água, por assim dizer, brilhante.

Na ditadura militar (1964-1985), Ramos defendeu políticos e intelectuais de esquerda processados pelo regime. Contou que, certa vez, chegou a furtar um processo da Justiça criminal para livrar um prefeito de Santos e seu chefe de gabinete.

"Há momentos em que o valor ético não está na dança de minuetos ou na observação de etiquetas, mas na salvação de vidas, de honras e das liberdades individuais", disse sobre o caso, em entrevista à Folha, em 2007.

Ramos se orgulhava de ter criado a Advocacia-Geral da União, relatou em suas memórias que recusou ser ministro e defensor de Collor após as denúncias de corrupção contra o então presidente. (Fonte: Folha de SP e O Globo, 29/4/13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...