sexta-feira, 12 de abril de 2013

Enquanto isso na Sala da Justiça ...

Enquanto em Brasília o ministro Joaquim Barbosa tratava seus pares, magistrados, como testemunhas (baixar o tom quando se dirigisse a ele e só falar quando perguntado) na reunião com associação de magistrados, em Belo Horizonte no TJMG desembargadores e advogados tiveram uma semana tranquila com manifestações públicas de respeito e admiração.

Nas sessões que assistimos, que fique claro, se alguém protagonizou alguma cena de pugilato, digo, altercação, favor avisar.

Enquanto isso na Sala dos Grandes Líderes Empresariais (LIDE)

No que se refere, conforme diz a nossa presidente, a pessoas que falam sobre advogados, o ministro Mercadante foi a estrela da semana. Disse o ministro: "o Brasil precisa de mais engenheiros e não de advogados." Choveram comentários e opiniões, alguns crucificando o ministro.

A frase foi dita em evento do Grupo de Líderes Empresariais durante a apresentação do ministro sobre os indicadores da educação no Brasil, além disso:

No último dia 22, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que não autorizaria, em caráter temporário, a abertura de novos cursos de Direito, além do cancelamento de vestibulares para todos os cursos que não tenham atingido a nota mínima no Conceito Preliminar de Curso (CPC); “90% dos estudantes não passa na prova da OAB. A pessoa estuda, paga o curso e não passa no exame da Ordem, é um absurdo”, afirmou o ministro. (Fonte: Felipe Patury, Revista Época. http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury)/

É fato é que há advogados demais, há escolas de Direito sem qualidade, também demais, que o diga o valente Paulo Sérgio Leite Fernandes, criminalista paulista, que tem opinião candente sobre o tema. Vide sua página na web.

O problema é que estamos na famigerada era do politicamente correto, a patrulha anda solta e qualquer frase mais forte desperta a ira dos pc's (politicamente corretos) de plantão.

Aos advogados que se sentiram ofendidos: "ô gente, nem riqueza nós produzimos. Calma lá, é preciso ler a frase no contexto,  há advogados demais, logo .... Parece que teremos outro boom da engenharia, quando chegar o boom dos advogados, avisem-nos de imediato."

Apelo encarecido: ao pessoal que não entende o que escrevemos: não leiam, please. Se lerem, não comentem, é caridade, ok?

Do I make myself clear? (Está claro?)

Não se tem que entender tudo nesta vida, como diz o Djavan. É sempre bom uma parcela de mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...