domingo, 7 de abril de 2013

Sob pressão, não


O advogado não deve ceder à pressão, anotem jovens advogados. É pura verdade. Mas só terão força para fazê-lo quando não forem mais tão jovens. Há coisas que só a maturidade traz; outras a maturidade jamais trará.

É voz corrente que advogados são enrolados. É, e não é verdade. A verdade (...) é uma quimera (Marco Aurélio Melo no julgamento do mensalão). Achei lindo isso.

Advogados e marceneiros são enrolados. É que o ofício é complexo e depende de muita coisa e muita gente. Vai daí...

O cliente te traz um belo abacaxi e desembrulha sobre sua mesa de trabalho. Tenho pressa, sabe? E liga sempre, e aí, dra., já resolveu? Um caso difícil, uma questão complexa, que ele (a) cliente levou anos para construir e ajudar a complicar, agora tem que ser resolvida, assim, de estalo. Afinal, o Direito é tão simples, não?

Nada disso, caríssimos. Só nesta semana tive dois exemplos candentes. Enviaram-me dois documentos redigidos, certamente, por advogados. Pela redação, daqueles que acham tudo simples. Estavam os documentos uma “beleza”, uma “salada rápida”, inservíveis ao fim que pretendem.

O outro caso serviu para avivar a crença no feeling jurídico: “isso não está cheirando bem”, “vai dar confusão”, “o caso é mais difícil do que parece”. Dito e feito. A experiência comprovou que a impressão estava certa.

Um certo tempo gasto, debruçado, ruminando a questão, estudando, não será perdido, por mais que o cliente ligue, E aí, dr(a).? Tudo pronto? O tempo se vinga das coisas feitas sem o seu auxílio (Eduardo Couture).  Resista, jovem advogado, a correr para o fórum. Certifique-se, antes, das suas razões.

Sob pressão, não.

Um comentário:

  1. É Dra. Valéria confesso que essa postagem veio a calhar. Estou vivendo exatamente isso, porém, com uma AGRAVANTE. A de morar no interior e encontrar-me com os clientes a todo momento. Na padaria, no supermercado, na esquina, no happy hour, na academia... Quando eu pensava que já havia acontecido de tudo, um cliente ligou-me em pleno domingo de carnaval e, pasme, não era uma emergência, ele apenas queria saber o andamento do seu processo. Mas advogar é isso, é pra quem gosta! No meu primeiro dia de trabalho, aqui no interior, os colegas do escritório já me precaveram: "Advogado de interior se torna pessoa pública." Eis que o que eu inocentemente acreditava ser uma "falácia" se concretiza dia a dia....rsrs... Melhor pensar na ATENUANTE. A de que me torno, a cada dia que passa, mais advogado!

    Abraço Dra. Valéria. Sempre muito bom ler as postagens aqui do blog!

    Bruno Cézar Gomes Fonseca - advogado

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...