domingo, 1 de abril de 2012

Advogados no "mais britânico"


Quem tem mais de trinta certamente se lembrará que nas colunas de antigamente, o Automóvel Clube de Belo Horizonte era denominado “o mais britânico”. Pois foi lá no prédio de estilo eclético de vertente neoclássica que aconteceu a troca de bastão da presidência do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Um pouco de história
Na primeira metade do século 20, o imponente prédio na avenida Afonso Pena se tornou o ponto de encontro da elite belo-horizontina, sediou os eventos mais luxuosos e concorridos da capital e imortalizou uma época de ouro na cidade. Projetado pelo arquiteto Luis Signorelli e construído pela Carneiro de Rezende & Co., seguindo o estilo dos palácios europeus, o prédio apresenta linhas sóbrias e um conjunto majestoso.

Um pouco de arquitetura
Na fachada principal, três portas em arco perfeito, com folhas de ferro fundido. O Salão Dourado foi inspirado no Salão de Espelhos do Palácio de Versalhes, em Paris, e decorado por três lustres de cristal da Boêmia, região européia que pertencia à extinta Tchecoslováquia.  (Fonte:http://www.belohorizonte.mg.gov.br/).

E foi no Salão Dourado que a academia reuniu em concorrida solenidade e festim o mundo jurídico e político de Minas, o who is who.

Elogio
Além da posse da nova diretoria do IAMG, condecorações justas, reconhecimento de méritos verídicos e inovação no cerimonial: o encontro das pontas da pirâmide social mineira no “mais britânico” feito pela arte, e arte popular. Ponto para o autor da ideia.

Crítica
Como não podia deixar de ser, temos uma crítica: a longa duração dos discursos. É sabido que advogados adoram discursos, mas mesmos esses se queixaram das longas orações. E estavam presentes outras gentes certamente não afeitas à tanta peroração. Na platéia havia uma convidada que aplaudia entusiasticamente no meio do discurso para ver se acabava logo, sem êxito, e extenuada, já às 22 horas de sexta-feira, balançava a cabeça negativamente e visivelmente insatisfeita.
Os magistrados presentes permaneceram impávidos, já acostumados às longas sessões do Tribunal nas quais os advogados se sucedem na tribuna.
No dia seguinte encontrei famoso advogado e autor que vi chegar à porta do salão, conferir e dar meia volta.  “Fui embora”, disse-me ele, “horas de discurso, isso não existe mais, o mundo mudou.”

Imagens
O blog conta agora com o auxílio luxuoso de fotos de uma expert, a fotógrafa Bianca Ramos, (crédito dado), que clicou os momentos up e down (poucos, é verdade) da solenidade. E da festa animada pelos cavaquinhos fabricados e tocados pelas crianças e adolescentes. E como sempre dito pelo Blog, advogados adoram confraternizar, as fotos falam por si para conferência e diversão dos nossos bravos leitores.



O Hino Nacional pelo Projeto Luthier, primeira orquestra de viola caipira, formada por jovens luthiers de Barão de Cocais/MG que construíram seus instrumentos com madeira de reflorestamento.










Medalha Magistério Jurídico concedida ao Professor João Baptista Villela,
Professor Emérito da Faculdade de Direito da UFMG

José Anchieta da Silva, ex-presidente; Ricardo Aranha, atual,
Jacob Máximo, advogado agraciado
Quadro pintado pelo Des. José Marcos Vieira presenteado ao ex-presidente;
Vice-presidente empossado IAMG, Nilson Reis

Presidente empossado IAMG Ricardo Aranha, Prof. Ricardo Arnaldo Malheiros  Fiúza

Começo dos discursos
Os discursos se prolongam
Tête-à-tête de advogados, Dr. Romanelli e VV
Rogério Ferreira, Lakowsky Dolga, Aline, Mônica Aragão;
Obregon Gonçalves e sra., José Anchieta da Silva.

Vê-se logo que a nossa enviada divertiu-se à grande, reencontrou os professores da FDUFMG:
Professora  Lúcia Massara, Teoria dos Contratos

Prof. Dilvanir José da Costa, Teoria das Obrigações, com  a mulher, Marília
Com os colegas do fôro:
Luiz Fernando Valladão
Luciana Rodrigues Atheniense
Manoel de Souza Barros, com a mulher Samia
O Procurador do Município, Eduardo Villela,
representando o homenageado João Baptista Villela
Jacob Máximo e Ana Flávia Máximo
Francisco Maia
Maria Coeli Simões Pires
Secretária de Estado da Casa Civil
Mônica Aragão


Em suma, apareceu demais.


A próxima edição de fotos promete ser menos autorreferente à redatora do blog que simplesmente extrapolou nesta edição e apareceu em quase todas as fotos, o que é imperdoável no catecismo da discrição e na cartilha do low profile que professa (de leve). Justificada a excessiva exposição pela impossibilidade de editar as fotos profissionais nos programas (softwares) simplesinhos da redação. Desta vez passa, da próxima não haverá perdão. A nova fotógrafa, que brilhou na estréia, já está a par da regra minimalista da casa: menos é mais.

6 comentários:

  1. Valéria, adorei seus comentários !! Sou sua fã! Bjs, luciana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Luciana, és sempre muito bem vinda ao Blog. Bjs, Valéria

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Val,

    Como sempre arrasando! Culta, bela e elegantéeeerrima!
    Beijos

    Denise Ferri

    ResponderExcluir
  4. Uau! Obrigada, Denise. Tenho ótimas amigas. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. ei Valéria!
    valei-me Fidel então...ou Chavez?!
    De fato os tempos sãooutros...ufa! E agora o menos é mais, sempre! Com exceção às suas fotos...o que é bonito é para ser visto, revisto, trevisto, visto de novo, again and again!
    Beijos e gostei demais do artigo!
    Luciana Pordeus

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Luciana Pordeus, volte sempre, ok? Bjs.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...