sexta-feira, 28 de junho de 2013

Escolha a sua PEC preferida

Bate-bola com os leitores

De volta aos amigos leitores, a volta é sempre doce. Não vai falar sobre a posse do Barroso no STF? Vamos: O Luís Barroso tomou posse. Pronto. Está  dito. Com o acréscimo: apresenta-se com humildade para aprender o novo ofício, disse ele.

Vai falar que os protestos continuam pelo país afora? Vamos: os protestos continuam. Vejam, não há necessidade de bater na mesma tecla, nossos informadíssimos leitores de tudo já sabem a essas horas.

O que achou do pronunciamento da presidenta? Muito óbvio o terninho amarelo ovo, soube hoje que maquiagem e cabelo, certamente by Nakamura, foi orçada em uns três mil reais. Estavam ótimos mesmo,  cabelo e maquiagem, mas o discurso não bateu no coração.

E o plebiscito proposto? Vamos acalmar as massas. E a votação de projetos a toque de caixa no Congresso? Impressionante, madrugada afora. E a ideia de Renan do transporte gratuito para estudantes, para ver se esquecem dele? Ônibus e circo (a Copa) para o povo. Se bem que o povo ficou de fora, parece que os ingressos estão bem caros. Então, só ônibus de graça e já está de bom tamanho.

Numa madrugada dessas, atendendo ao clamor das ruas, foi rejeitada a PEC 37/2011, aquela que limitava os poderes de investigação do quarto poder, também conhecido como Ministério Público. Meliantes graduados, tremei. Advogados criminalistas graduados: terão trabalho. A patuléia continua como está.

Depois dizem que brasileiro é alienado politicamente. A conversa em todos os lugares é só essa. Proposta de Emenda Constitucional para cá, manifestação para lá. Todo mundo já tem na ponta da língua sua PEC preferida para o bem e para o mal. Isso é povo alienado? O Blog contribui para a desalienação geral, escolha a sua:

PEC 99/2011, que permite às igrejas entrar com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a legalidade de leis aprovadas pelo Congresso Nacional;
Projeto de Decreto Legislativo 234/2011, batizado de cura gay; 
PEC 33/2011, que submete as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre inconstitucionalidade ao Congresso Nacional.

A cura gay e o poder para entidades acionarem o STF são de autoria do deputado e líder da Frente Parlamentar Evangélica, João Campos (PSDB-GO). A PEC 33 é do deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI).

PEC 28/2008, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que acaba com o voto obrigatório, instituído no Brasil desde 1932 e referendado pela constituinte de 1988. Parada no Senado desde 2011, ela aguarda a indicação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça. Texto semelhante foi apresentado em 2005 e também não andou. 

Que apareça o Relator para a PEC 28, passou da hora de acabar com o voto obrigatório, essa valiosa moeda de troca.

Ainda a passeata

A qualquer hora são aguardadas imagens e sons da passeata do último sábado, aquela dos advogados. Promete, momentos históricos, emocionantes e tudo o mais. Por que a demora? Estarão se perguntando os engajados leitores. Troca de tecnologia dá nisso, o aparelho tal é incompatível com aqueloutro, é preciso baixar um programa, etc, etc. Você, noob (ignorante em tecnologia digital), que já dominava a tecnologia antiga e fazia misérias de corar qualquer jovem nerd (aqueles de meninos de óculos que sabem tudo), terá que aprender tudo de novo, do melhor modo, sozinho, fuçando, descobrindo. Tem coisa melhor?

Para dizer que não falei de flores

E de pássaros: na buganvília que orna a janela da redação nossa mascote fez seu ninho protegido e deu à luz na segunda-feira. Na quinta seus dois filhotes já alçaram voo. Sejam felizes. Só o leitor deste Blog saberá deste fato alvissareiro e contemplará mãe e filhotes, ninguém mais. Para poucos.

Em maio sozinha
    


No final de junho
                                                                 


                                                                                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...