segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Depois do vendaval






O que terá a ver a jovem Soldado Stéfanie do valoroso Corpo de Bombeiros mineiro em plena ação com a matéria habitual e de fundo deste blogue? 

Rigorosamente nada. Em princípio, eis que, como advogados em dois minutos podemos criar toda uma teoria para justificar a presença da moça e do trabalho da também valorosa Cemig e associadas e da Prefeitura Municipal (serviço de limpeza e parques e jardins).

Seguinte: houve um vendaval em Belo Horizonte no fim da tarde de sábado, como nunca antes visto nesta cidade. Dois postes de luz foram derribados (está certo, viu?) levados por árvore imensa que existia na calçada de quem? Da nossa redatora em chefe.

Em seguida: doze horas sem energia elétrica. Tudo bem. Nada como viver algumas horas sob luz de velas e algum silêncio. É até necessário nestes tempos de muita agitação e barulho. Mas o pessoal em geral não pensa assim. No dia seguinte, a árvore e os postes viraram notícia, vieram as estações de televisão e os moradores para ver, confraternizar e reclamar, afinal, tempo demais sem luz, afinal, o choro é livre.

Esta voz dissonante estava super animada com a volta ao tempo das velas, não queixou de nada e foi a única alma que concordou em falar às simpáticas repórteres televisivas.

Temo que tenham cortado aquela parte em que falei: Tenho opinião diferente, algumas horas sem luz por um fato da natureza não é problema. Temos que ser compreensíveis, no nosso país não temos catástrofes naturais nem guerras, uma privação assim é suportável, tenho certeza que a Cemig e os Bombeiros estão fazendo o possível.

Não gostaram e cutucaram: mas foi ruim ficar sem luz, não foi?

Ô, gente, esse povo do sertão tem o couro mais curtido. Umas horinhas sem luz não faz nem cócega. É um fato como outro qualquer.

Mas o povo tem que reclamar senão não dá ibope.

Ok, perguntaram à pessoa errada, sertanejos não reclamam, a princípio. Seguram o tranco, aguentam firme, se rearranjam e vão tocando.




 Não falei? Antes do meio dia de domingo os bombeiros já estavam serrando a grande árvore e desimpediram a rua. A Cemig deu a luz de volta antes das onze. Na segunda-feira de manhã, Parques e Jardins no pedaço, levaram quase tudo dos tocos e galhos em dois caminhões, no fim da tarde, a Cemig e associadas já haviam removido os postes caídos e colocados novos.

Não parece o primeiro mundo? Mas é aqui, ó. A Administração Pública fez o seu papel. Pronto, aí está o link (a ligação) com o mote deste Blogue. A eficiência (em fatos e fotos) dos entes públicos na prestação de serviços (Direito Administrativo). Feito o dever de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...