terça-feira, 1 de agosto de 2017

As vocações

Dia de cumprir a ameaça, digo, a promessa de arrumar um epíteto para o Blog diante das reiteradas confirmações de sua vocação inicial. Explico para quem andou perdendo o bonde das mais recentes postagens desta página: andei recebendo emails gerados pelo Blog de leitores procurando determinado e querido professor da Faculdade de Direito que apareceu em fotografia em publicação de anos atrás. Na mesma semana por motivos distintos e procurando a mesma pessoa, sincronicidade, diria Jung. A vocação do Blog, pensei eu. Uma delas, que fique claro, o espectro é amplo.

E fui cumprir a missão, alcançada a dois graus de separação. Contactei pelo WhatsApp um colega da faculdade que passou o contato de um professor amigo do procurado professor e advogado. Pronto, pelo telefone o mestre no recesso do lar confirmou expressamente que gostaria, sim, de ser conectado aos seus buscadores. A privacidade, como se sabe, é garantia constitucional, daí a cautela redobrada neste terreno. A dois toques foi restabelecida uma conexão profissional perdida pelo tempo e espaço e refeitos laços de amizade, graças à existência e manutenção desta página. Não é admirável?

A ideia do epíteto passou para segundo e terceiro plano até que reacendeu hoje com mais uma solicitação de eventual leitor e originada por postagem também das antigas. Desta vez a procura é por um curso específico. Sim, o nosso bravo e anônimo leitor será respondido, e de novo, por meio de dois contatos para obter a resposta. Será um padrão? Esta, uma das outras vocações do Blog, informar nosso seleto público.

Há uma outra estranha coincidência, os contatos envolvidos são também leitores do Blog, e este fato se repetirá agora. Sim, somos uma rede, uma net, em conexão, daí o epíteto do Blog que seria "o conector" foi transmutado para um verbo, connecting, que como se sabe indica uma ação que se prolonga no tempo. Em língua alienígena, não! - reclamará com razão um querido e bravo leitor, tenho certeza.

Sim, caríssimo, a concessão se impõe apenas por questão de alcance, vá lá, mídia digital e confere uma certa graça a mistura proposital das duas línguas, no inglês The (inovação acontecida hoje) e connecting com o português Beca e Toga. Não lhe parece, também?

Decidido tudo há pouco e perpetrado incontinenti, do lay-out (arte) à escolha das fontes, permanece a inspiradora imagem de Cristine de Pisan a ornar o frontispício da página.

São estas as razões da sutil diferença da aparência do Blog, cognominado agora de connecting; ousadia, dirão alguns, e têm toda razão. Há uma certa graça nisso também.



Um comentário:

  1. Achei que você teve uma excellent ideia.
    Congratulations e um abraço
    Renato Battaglia

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Ode à alegria

Ainda o tema. Desde as mais recentes indicações e posses deslustrosas para o mais alto cargo do judiciário brasileiro tenho evitado qualquer...