quinta-feira, 26 de março de 2015

Cenas do fórum

Há dias em que há briga pelos corredores das varas de família. Pode acontecer antes, como preparação para o que vai desenrolar lá dentro ou pós, reflexo do que aconteceu na audiência. Mas hoje fomos surpreendidos por cena amena e cheia de enlevo. 

Um bebê foi levado à vara de família para uma audiência. Um lindo bebê, tão louro que branco o cabelinho ralo. Veio trazido ao colo e foi levado ao juiz, acompanhado de três advogados, uma avó e uma mãe, supomos. Ação de guarda, decerto, ou adoção, ficamos imaginando. 

Logo depois, de volta ao corredor passou pelo colo de dois advogados da causa, encantados com o menino. Posaram para fotos com a criança ao colo e não resistiram, cobriram o garoto de beijos. Sim, cada jovem advogado deu quatro beijos, nas faces, na cabecinha e nas mãos. Para horror dos profissionais de saúde e mães outras que, por acaso, aguardavam no corredor. O advogado mais velho limitou-se a um afago nos cabelos.

Somos, realmente, povo dos mais cordiais e afetuosos, inclusive no fórum.

"Na Suécia não faria o menor sucesso", ponderou colega que, parece, não se rendeu aos encantos do bebê.

Até o juiz que assomou à porta mais tarde tinha as feições desanuviadas e um leve sorriso, pós audiência.

Enquanto isso, em outro andar do fórum, uma outra face da vida desenrolava na porta da vara de sucessões. Um rapaz deformado pela paralisia cerebral aguardava numa cadeira de rodas. Com sua acompanhante, devastada também pela vida.

Entre uma cena e outra reparamos que, estranhamente, hoje a vara de sucessões visitada não estava abarrotada de advogados se acotovelando no balcão. Talvez daí o bom humor do serventuário, digno de nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...