quinta-feira, 26 de junho de 2014

Juiz vai ao fórum de motocicleta

Na Espanha, fique claro. O juiz José Castro manteve ontem as acusações de corrupção contra a infanta Cristina de Borbón, irmã do novo rei da Espanha, e seu marido, Iñaki Urdagarin, duque de Parma. A acusação contra o casal é de lavagem de dinheiro e fraude fiscal. O duque teria desviado 6 milhões de euros dos cofres públicos por meio de sua organização sem fins lucrativos Fundação Nóos para beneficiar as contas da Aizóon, empresa do casal.

José Castro, de 67 anos, conhecido por ser um homem valente, honesto e com uma fé cega na justiça, dizem, é também extremamente discreto. Chega ao fórum todos os dias de motocicleta e nunca deu entrevista nos seus mais de 30 anos de carreira, mesmo com toda a imprensa no seu encalço desde que se tornou herói nacional com o Caso Nóos. Só se pronuncia nos autos.

Austero e ecológico. Fé cega, faca amolada.

Se nossos leitores (já podemos falar no plural, um tento), de Belo Horizonte leram hoje apenas o jornal tido como o maior daqui terão recebido informação equivocada, que o juiz Castro vai ao fórum de bicicleta. Aqui estamos nós para complementar sua dose diária de informação.

Confiram no vídeo
Imagem: Miguel Rovira EFE

Nosso encantamento com a simplicidade do juiz espanhol durou toda a manhã e foi voz uníssona da redação que a matéria iria para o Blog. Nosso encantamento se estendeu por toda a tarde, foi aumentado por fato ocorrido na Sala dos Advogados e certamente durará toda uma vida.

Hoje à tarde no fórum de Belo Horizonte, que parece ser maior que o de Parma na Espanha, na sala da OAB, no recinto da tv de plasma e sofás nos deparamos com uma arara expondo vários ternos e dois terninhos femininos, cobertos por plásticos. Novidade. Indagamos o porquê daquilo. A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, informaram, comprou e está doando aos advogados carentes os ternos. 

A pobreza envergonhada

Assim como ficamos impactados com a austeridade do juiz Castro ficamos também com a arara de ternos plastificados plantada na Sala dos Advogados. Tantos pensamentos despertados por essa arara de ternos escuros. A lembrar-nos da pobreza da classe e da pobreza envergonhada. Já ouviram a expressão? Algum lustro sem lastro. 

Já dissemos neste Blog que os advogados de terno colorido como as advogadas da saia curta são verdadeiras instituições da advocacia nacional. É o povo no fórum. Vamos travestir os advogados pobres para que pareçam dignos diante do Estado juiz? São dignos de paletó colorido e de saia curta. 

Jung no pedaço e pagando a língua

A sincronicidade do dia. O curioso é que a caminho do fórum explicava ao adolescente que me acompanhava o motivo de não poder entrar no fórum de chinelo. Não pode sandália de dedo, bermuda, boné, camiseta sem manga. Diz a portaria tal e o texto padrão das intimações e citações "traje adequado ao ambiente forense". É verdade que temos visto lá coisas do arco da velha em indumentária feminina, mas é outra história.

Ainda não chegamos a um consenso sobre a doação de ternos ao(à)s advogado(a)s carentes. Saímos mal impressionados e desistimos até de fotografar a arara, chegamos a pedir autorização, que ainda não foi dada. Nem queremos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...