segunda-feira, 27 de maio de 2013

O mito de toga

Na quinta-feira passada a presidente Dilma (no que se refere a pessoas que gostam de ser chamadas por presidenta), escolheu finalmente o substituto de Carlos Ayres, o poeta, Britto.

É ele o conhecido, incensado e diplomado advogado Luiz Roberto Barroso. O mito. Conforme já suspeitávamos, o homem é um gênio. Já o era na faculdade, disse a Folha de SP: “era tido por seus colegas de curso como uma espécie de 'geninho'". Um ano depois de formado pela UERJ era professor assistente de Direito Internacional Privado, em 95, primeiro lugar no concurso para professor titular, mais um primeiro lugar no concurso da Procuradoria-Geral do Estado.

É poliglota como Joaquim, fala fluentemente inglês, espanhol e francês. Seu escritório tem filiais em Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília. Filho de mãe judia, logo, é judeu, com pai católico. Deve ser bom filho, seu pai, Roberto Bernardo Barroso, foi subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio e é considerado seu consultor e orientador na área de Direito Público. É uma das pessoas com quem ele conversa e troca ideias.

É antenado, tem um blog onde posta seus vídeos de sustentações, artigos, etc, e mais, música e poesias, mas não próprias, fomos checar. Aí já é querer demais que a sumidade também poete e componha. Se bem que Ayres, constitucionalista, verseja e Fux, processualista civilista, toca guitarra.

Loas de norte a sul do país ao indicado pelos jornais, inatacável, etc, etc. Em seu currículo de advogado causas como a legitimidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, equiparação das uniões homoafetivas às uniões estáveis convencionais, legitimidade da proibição do nepotismo, legitimidade da interrupção da gestação de fetos anencéfalos. Foi membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Ministério da Justiça.

Faltou falar da defesa de Cesare Battisti. Assistimos ao vídeo da defesa oral, sem concordar com vírgula do que foi dito, até de moralidade da decisão do governo brasileiro falou-se na tribuna. Enfim. Nem tudo são flores. Toda rosa tem seus espinhos.

Logo dará aula aos membros do Poder Legislativo, I mean, será sabatinado.

A redação está alvoroçada com o destino da portentosa banca de advocacia espalhada pelas principais cidades do país. Os outros gênios darão conta do recado, mas a situação ficará difícil, todo processo que bater lá no STF, o futuro ministro Barroso terá que dar-se por impedido. Já pensou? Um problemão. Estamos deveras preocupados.

O que espera o Blog (este blog), do novo ministro? - telefonam para perguntar, afinal, o povo quer saber. Votos certamente bem fundamentados, por supuesto. C' ést tout. Que a gente também arranha os três idiomas com a inafastável ajuda do Google tradutor, o "pai dos burros" moderno.

Serviço:
"Pai dos burros": dicionário.


Um comentário:

  1. Qual será o partido político dessa sumidade? PT? No caso afirmativo, terá coragem de participar dos recursos dos réus do mensalâo? Estas são indagações daqueles que, infelizmente, já não acreditam mais nos nossos "justiceiros"!

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...