terça-feira, 21 de maio de 2013

Culinária jurídica


De caldos e mingaus

Há algo no ar além dos aviões de carreira. De deixar uma pessoa sem voz. Mas a pena continua correndo, os dedos digitando, a alma está viva. Como o mundo é redondo e dá muitas voltas, numa volta dessas a coisa pode virar. Por que, não? Tudo pode acontecer, inclusive nada. O caldo pode entornar, e pode ser bem quente. Bom mineiro sabe que mingau se come pelas beiradas. O tempo é senhor da razão, disse Unamuno. Esperemos. Queremos ver a banda passar. E vamos assistir de camarote.

Comentário da redação: ninguém entendeu nada. Assim é que é bom, sentenciou a Chefe. Como diz Djavan, não se tem que entender (atenção para o infinitivo do verbo, redação!) tudo nesta vida.

A arte de desagradar gregos e troianos

A assessoria de imprensa da presidência do STF tem tido trabalho e insônia. Os temas sono, acordar e advogado viraram tabu naqueles corredores. Em casa de enforcado não se fala em corda.

Agora sobrou para o Legislativo, críticas duríssimas, sem assoprar, sem meias palavras. Em palestra no Instituto de Educação Superior de Brasília, Barbosa criticou a ineficiência do Congresso Nacional e a atuação das legendas no país.

“Temos partidos de mentirinha.”
 "Querem o poder pelo poder."
 "O Congresso é dominado pelo Poder Executivo".
Para o presidente do Supremo, as distorções no modelo político brasileiro reforçam a necessidade de uma reforma institucional urgente. As mudanças no processo político deveriam envolver, por exemplo, a substituição do voto obrigatório pelo voto facultativo e alterar o sistema de voto proporcional pelo sistema de voto distrital. 
Críticas procedentes, forma infeliz.
A assessoria correu com os panos quentes: ele, o presidente, estava na qualidade de professor. Segundo a nota oficial, a liberdade de ensinar é assegurada pelo artigo 206 da Constituição Federal e fala do presidente do Supremo não passou de “exercício intelectual em ambiente acadêmico”.
O fato é que o presidente do STF não desveste a toga jamais enquanto não desocupar o cargo. Ademais, há meios e modos. Sem falar na liturgia do cargo. Deixou profunda saudade aquele lorde e filósofo, aquele com nome de poeta, aquele sereno, que sorria ao falar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...