quinta-feira, 15 de março de 2012

Alvíssaras em tempos tão bicudos


Ministro Ayres Britto é eleito presidente do STF



Na tarde de ontem em sessão plenária da Corte o ministro Ayres Britto foi eleito, por 10 votos a 1, o novo presidente do STF para o biênio 2012/2014.

A propósito o voto dissidente, "1", do "10 a 1", é o voto do próprio ministro Britto, que conhece a regra da humildade, a qual impede o voto em si próprio.
O ministro Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, o que se dará quando atingir a idade limite para a aposentadoria compulsória em 18 de novembro deste ano.

Foi eleito como vice-presidente, o ministro Joaquim Barbosa. A posse acontecerá no dia 19 de abril, às 16h.



Biografia

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe em 1966, fez curso de pós-graduação para Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado na mesma Universidade. Na PUC/SP, fez mestrado em Direito do Estado e doutorado em Direito Constitucional.

Atuou como advogado e ocupou cargos públicos em Sergipe como os de consultor-geral do Estado, procurador-geral de Justiça e procurador do Tribunal de Contas.

Entre 1993 e 1994, foi Conselheiro Federal da OAB e membro de Comissão de Estudos Constitucionais da entidade, por dois mandatos.

Ao longo da carreira, ele exerceu o magistério em várias universidades, em cursos de graduação e pós-graduação.Em 2003 foi nomeado ministro do STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ilmar Galvão.


Comentário do Blog: Acrescente-se: é poeta. O blog prevê tempos alvissareiros no Supremo com humanista de estirpe na presidência. Diante de tal panegírico com foto e tudo, a nossa redatora-em-chefe não esconde e declara: é mesmo fã do ministro. Registre-se a beleza do gesto de humildade na sua eleição. É um vero lorde.

Falamos agora sobre a aula magna proferida no Congresso de Direito de Família em Belo Horizonte? A assistência, na maioria advogados, admirados com a verve e o conhecimento, aliás, a sabedoria do ministro. Alvíssaras em tempos tão bicudos. Tempo obscuro diagnosticado com precisão no discurso de posse do Presidente do IAMG, na sexta-feira passada. Tornaremos ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...