terça-feira, 8 de março de 2016

O recado do dia


Dia Internacional da Mulher. O dia começou com as habituais mensagens de parabéns. Sorry (desculpem-me), é mais forte do que eu, não consigo agradecer. Simplesmente porque não há motivo de cumprimentos pelo simples fato de ser mulher. O dia internacional da mulher, creio, não é dia de festa para exaltar o feminino mas denunciar a exclusão, a falta de poder e todos os acessórios, a violência, oportunidades desiguais, etc..

Pode-se até destacar outra data para uma festival de cores, dança, flores, água, terra, fogo e ar.

Mas no dia 08 de março até nos homens bem intencionados imagino o pensamento subreptício (nova ortografia), enquanto verbaliza o cumprimento de praxe, "coitadinhas de vocês" e "ah, que alívio, que não é comigo, nasci homem".

Para todos nós, homens e mulheres, hoje tenho palavras e imagens. Àqueles que ainda não aderiram à campanha da ONU, he for she, algo como "eles por elas", tenho silêncio. A paciência anda pouca e as tarefas muitas, como soe acontecer às mulheres que trabalham e têm filhos.

Dois presentes hoje para todos. Palavras, sempre palavras. A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e o sempre eterno Saramago.






Um comentário:

  1. Valéria,

    Parabéns, pelas duas lindas lições, testemunhos, que nos devem inspirar,pois como diz a Nigeriana, a cultura pode ser modificada.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...