segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Guerra e paz

Estamos a caminho e a qualquer percalço que nos embaraça a marcha, repetimos à tropa: isso não vai nos deter e passamos por cima, ao lado, através, e seguimos. Note-se bem, passamos por cima do percalço, do empecilho, jamais passamos por cima de pessoa, seja quem for. A vida se encarrega disso.

Ocorre de, às vezes, desavisados interpretarem mal algumas reações. Ação e reação. Sabem como é, não se é sertanejo impunemente. Debitem a braveza na conta do sertão e estamos conversados. Somos de paz. É só não mexer. Veremos adiante como o tema guerra e paz é complexo.

No sábado líamos o obituário e o panegírico de Tata Mandela, e dele o Blog acentua: foi advogado, faz todo o sentido. E ainda, foi e voltou na questão da resistência pacífica e da luta armada, começou pacifista, depois aderiu à luta armada e na prisão voltou à pregação pacifista. Faz também todo o sentido. E ganhou o Nobel da Paz. Quem achar que é tudo simples, atire a primeira pedra. O assombro é passar 27 anos num cubículo, permanecer nas suas convicções, na prisão manter-se líder e exemplo, e sair para selar a paz. Um gigante.

Ainda enlevados com a vida e luta de Mandela, com o espírito nos píncaros do civismo, súbito nos deparamos com a notícia, com direito a foto colorida na coluna social local, de regabofe prometido para aquele sábado pela Caixa de Assistência dos Advogados nos salões do Automóvel Clube. O que será que pretendem comemorar em alto estilo com nossos caraminguás? O pífio resultado das últimas investidas da OABMG junto ao Tribunal de Justiça? As férias goradas e o inexistente pagamento dos advogados dativos? Traje passeio completo.

A quem interessar possa: não estamos em campanha política institucional. Trata-se apenas do estranhamento de inscrita na Seccional da OAB. É só. Preferíamos uma OAB mais austera, menos festiva, menos show do Skank, menos churrasco, menos sorteio de carro entre os adimplentes, menos partidas de futebol, menos midiática, enfim. Questão de gosto.

Por falar nisso, houve um chamamento para uma manifestação em frente à sede da OAB amanhã, parece que querem manifestar contra o Tribunal. Nosotros estaremos no fórum, traje trabalho completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...