sexta-feira, 1 de julho de 2011

ÀS PORTAS DE JULHO



ADVOCACIA. O ESTÁ ACONTECENDO COM A NOBRE PROFISSÃO?

ESTAMOS SENDO CONVERTIDOS EM CIDADÃOS DE SEGUNDA CATEGORIA?


Tantas perguntas nesta tarde de sexta-feira explicam-se: assim que encerrar o expediente desse 1º de julho, o STF estará de férias por um mês.


E nosotros, teremos férias? Não. Advogados não tem férias, foram cassadas com fim das férias coletivas do Poder Judiciário.
E o tiro saiu pela culatra ou no pé dos advogados, pois, ao invés de representar um fator moralizador da justiça, suprimiu um direito de qualquer trabalhador.
Ocorre, redarguirão uns, que há o recesso de fim de ano. Ora, por favor!
Não esperamos migalhas. Em troca de alguns dias de descanso os advogados devem se calar e aceitar o minguado recesso de fim de ano?
O que os advogados precisam, exigem e merecem é a suspensão dos prazos processuais. Não se pede um recesso forense. Continue-se o serviço judicial interno que, aliás, está como sempre atrasado, lotadas as varas de processos.
A advocacia foi levada de roldão com a extinção das férias forenses. Não se pensou nos advogados. Por que será? Estamos aqui matutando. Os juízes já usufruem sessenta dias de férias. Os servidores, além de seu repouso semanal duplicado, têm direito a 3 dias de folga por motivo pessoal por semestre. As segundas e sextas feiras que caem antes ou depois de qualquer feriado são automaticamente enforcadas.
A advocacia está definhando, é minha triste conclusão. E sua decadência e descrédito é inversamente proporcional à elevação da magistratura e outras carreiras jurídicas, com todas as suas vantagens pecuniárias ou não.
Uai, dizemos nós, mas não somos imprescindíveis administração da Justiça? Não é o que está na Constituição?
Continuo me perguntando: é o país? O momento político? O momento econômico? O retorno de Saturno?
O mundo está mudando rapidamente e os profissionais liberais estão perdendo toda a sua autonomia.
Momento de reflexão sorumbática causada pelas férias do STF que começarão daqui a pouco.
A advocacia definitivamente não é a bola da vez. Ainda assim, queremos férias. Por que ainda não se votou o projeto? Explicações para este blog.
Sim, George Orwell, você estava certo, na democracia ocorre de uns serem mais iguais do que outros, (Animal Farm, 1945). Palmas para o visionário escritor.

George Orwell



2 comentários:

  1. Ana Carolina Nogueira4 de julho de 2011 às 09:18

    Eu gostaria muito de umas férias sem ter que preocupar com prazos... Muito boas suas considerações! Ainda pouco os colegas de escritório manifestaram saudades de alguns anos atrás quando podiam usufruir desse descanso...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carol. A situação dos advogados neste momento é injusta. Não podemos ficar só na saudade temos que nos manifestar e pressionar, agora é descobrir como amarrar "o guizo no gato".

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...