quinta-feira, 21 de julho de 2011

A lei mata, dizia Jesus aos doutores da lei, aos amantes do poder. O espírito vivifica.

.

Não sabemos onde está o frei holandês f. Cláudio Van Balen. Colunista pergunta por ele em jornal, uma mulher corajosa perguntou por ele aos dignatários na missa. Falou-se em férias para sempre.

À espera de notícias e do seu regresso, postamos um texto seu.

E S P Í R I T O
                                                         Frei Claudio

          Por "espírito" entendemos todo ser aberto para além de si por auto-possessão e, frente a outros, por transcendência. O espírito se caracteriza por uma amplitude que sempre ultrapassa toda medida. Por conseguinte, ele se manifesta aberto ao todo, ao infinito, ao qual se entrega em liberdade solidária.

         Em Deus, o espírito - hebraico ruah (palavra feminina) - designa o poder ativo de Deus. No N.T., é qualificado como "novo auxílio" - luz, poder, advogado - apresentado como procedente do Pai e, distinto do Pai e do Filho; é indicado simbolicamente por "pomba", "tempestade", "língua de fogo". Pela ação do Espírito, Jesus é concebido e movido e, por sua atuação, a Igreja se constrói. Em nós, ele é unção, penhor, hóspede, consolador, advogado, chamada interior, liberdade de filiação, vida e paz, santidade e unidade.

          Ele faz amadurecer em nós os frutos de caridade, alegria, paz, paciência, etc. Ele é a força interior de nossa consagração e da transformação do mundo, impulsionando tudo e todos para a ressurreição gloriosa.

         A Igreja visibiliza a presença e ação do Espírito em tudo e todos e a favor da humanidade toda e dentro do enredo da história. O Espírito desperta iniciativas que vão além da mediocridade e do legalismo, da opressão e do medo, da acomodação e indiferença. Espírito é Deus a transbordar em nós.

                                              =========


Trechos da carta por nós enviada ao Arcebispo Metropolitano em maio de 2010 em defesa de Frei Cláudio.
   
"Frei Cláudio é um ser humano especialíssimo, superior, e os dons do intelecto e do espírito na missão de padre consolam, orientam e elevam todos aqueles que vão à Igreja do Carmo.

Além disso, a Paróquia vive fecunda vida de irmandade e auxílio aos deserdados da sorte, da fortuna, da saúde. Notável, admirável é o mínimo que se pode dizer do trabalho feito pela Paróquia sob a inspiração do Frei neste Brasil de miseráveis aos magotes nas esquinas.

Quarenta e três anos de sacerdócio nessa Paróquia. Uma vida de trabalho dedicado à fé e aos pobres merece ser coroada com louros, com aplausos e não com censura. 

A palma concedida a esta altura da vida é injusta à tão grande alma.

Ontem durante a missa um beija-flor estava preso na nave e tentava sair pelos vitrais, voava para lá e para cá, depois parece que se conformou e foi beijar as corbelhas de rosas brancas de batizado ou casamento. As crianças do coral levantavam as cabecinhas para acompanhar seu voo. E depois pousou numa arandela e lá ficou durante a missa.

Havia um travo de amargura no carrilhão que tocou ontem às vinte e duas horas quando passei pela avenida. Espero que tenha sido só impressão minha e que o voo do beija-flor durante a missa seja o prenúncio de boas novas.

Se há um processo administrativo na Cúria tendo como objeto a transferência há de haver certamente o direito à ampla defesa e ao princípio do contraditório, neste contexto coloco-me “ad referendum” de Frei Cláudio como sua advogada.

Que fique Frei Cláudio! "

2 comentários:

  1. Já há certa desconfiança em relação à Igreja Católica e alguns de seus representantes. É terrível assistir a certos celebrantes daqui de BH; não transmitem qualquer credibilidade enqunato homens. É tão péssimo... Muitos dos padres que ficam é que deviam assumir outra condição.
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Grata pelo seu comentário Marcos.Ainda estamos à espera de Frei Cláudio e de notícias.Abraço.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...