A tarde não acabou aí. É preciso registrar que o inconformismo com qualquer estado de coisas, mesmo nefastas, prejudiciais, antiquadas, não é bem visto. Somos na raiz um povo cordial, já dizia Sérgio Buarque de Holanda, pai do Chico, em Raízes do Brasil. "Que nada possa atrapalhar o tremular das nossas xícaras de chá", diriam os imortais da Academia Brasileira de Letras.
Sim, por que simplesmente não abaixar a cabeça e reduzir-nos à nossa pequenez liberal frente ao ser estatal, dar meia volta e esperar, esperar, esperar...
Ora, direis, o processo não é um fim em si mesmo. Simples assim. Bravos leitores, isso mesmo. Depois de professar a fé no instrumentalismo do processo era a hora de atingir outro patamar na condição de advogado mineiro, a digitalização.
É como um degrau a ser subido, é mais do que isso, é hoje imprescindível se quiseres interpor um agravo de instrumento na capital ou distribuir um divórcio consensual. Nada mais de papel, aqui, não mais.
Mas, vêde, hás de adquirir somente on line a chave que abre a porta do mundo digital. Há um iter, um passo a passo, que deverá ser seguido como uma fórmula, senão, nada feito. Somente depois de dois dias do pagamento on line é que terás a chance de adentrar ao recinto onde será feita a entrega desta chave. Como a procura é grande e há pouquíssimos postos e milhares de advogados na capital, terás que aguardar pacientemente sua vez, agendada somente on line. No dia marcado, na hora agendada, será feita a certificação digital e será entregue ao advogado, um objeto, seu token, nele gravada sua certificação digital, seu passaporte para o futuro.
Além do token um CD para seu PC ou notebook. Exige-se Windows 7 ou 8, Vista. Fora isso, nada feito, para o limbo.
Sem ele, estão alijados do páreo os antigos advogados e os desafetos da tecnologia. Reclamavam de excesso de advogados na praça? A digitalização será um funil.
Antevê-se cartórios vazios e não se terá mais que reclamar pela demora de três meses na juntada de uma petição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense