quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nenhum receio de desagradar

Nenhuma palavra sobre a palestra proferida? Ainda é cedo, sequer recebemos as filmagens e os portraits do evento. Já lançamos em rede o agradecimento à diretoria da Subseção da OAB, à Faculdade e à presidência da OAB Mulher da seccional que promoveram o encontro. Só ontem o advogado que nos honrou como debatedor ligou para dizer que gostou muito embora discorde em alguns pontos. No dia, após, disse-nos que batemos muito na OAB.

O negócio é o seguinte: a OAB é nossa, é dos advogados, daí a análise, talvez crua e sem enfeites dos seus rumos. Cremos ter todo o direito de manifestar. Liberdade de pensamento, democracia, essas coisas. Além do que, somos partes legítimas do todo. Falamos da nossa própria casa cujas contas pagamos. Alguma dúvida?

Nenhum receio de desagradar ...,  manter a independência em qualquer circunstância... Lembram-se disso? Para relembrar:
CAPÍTULO VIII
Da Ética do Advogado
        Art. 31. O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia.    
           § 1º O advogado, no exercício da profissão, deve manter independência em qualquer circunstância. 
         § 2º Nenhum receio de desagradar a magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade, deve deter o advogado no exercício da profissão.

Independência em qualquer circunstância. Vejam que coisa bonita. Magna, mesmo. E rara, também.

Estes dois parágrafos têm sido esquecidos diuturnamente, basta um olhar atento e ouvidos abertos nos corredores do fórum e do tribunal, nas salas de reunião dos escritórios grandes, nos cafés da cidade (as salas de reunião dos pequenos escritórios e dos independentes).

Quem age segundo o artigo 31 e seus parágrafos tem sido visto(a) com um quê de kamikaze. A ideia não está de todo errada, antes de significar o piloto japonês suicida da segunda guerra mundial, kamikaze significa "vento de Deus". Kami, deus, Kase, vento.

É para combater esta visão medíocre da advocacia que se avizinha um movimento. Novos ventos estão soprando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...