sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Todo poder emana do povo e em seu nome...

Semana de fatos históricos, abertura de processo de impeachment da presidente da República pelo presidente da Câmara dos Deputados e estudantes em protestos diários nas ruas em São Paulo contra medidas do governo estadual.

Sobre o primeiro fato histórico, lembrarei sempre que assisti à chamada do plantão televisivo no início da noite e direto de Brasília a fala do presidente da Câmara, na sequência, comentaristas a postos explicando, opinando, passando informações de fontes privilegiadas, estive com ministro, ouvi de deputados. Veio a fala presidencial. Mais comentários e informações que se estenderam ad nauseam pela noite.

Tem-se o discurso oficial de ambas autoridades. Tem-se a tradução logo em seguida do acontecido com outras palavras e versões dos jornalistas e cientistas políticos, logo chamados. A impressão é que temos uma ópera bufa em curso.

Não é como queríamos, mas é o que temos, é o que somos como país. Desde então, às vezes, me vem à lembrança a voz do falecido Sargentelli lendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos num programa antigo de televisão(1), embora a frase que ouço seja o texto da Constituição Brasileira, todo poder emana do povo e em seu nome é exercido...(2).

Antes que interpretações sejam lançadas, esclareço: o poder, s.m.j. e segundo opinião própria, não tem servido ao povo mas aos integrantes dos cargos. Então, o penúltimo parágrafo contém ironia, que deve sim, ser explicada, pois, este recurso (a ironia), não tem sido, reiteradas vezes, entendido neste Blog e, daí ...
(1) "O Canal Livre gravou, no final, com o Sargentelli, um trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e coloquei isso no ar. Mostrei um close das pessoas e o texto da Declaração: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos." Entrevista com Fernando Barbosa Lima. Realizada por Camila Moreira Gomes e Fernanda Fernandes. Data: 11/2007. 
http://memoriadojornalismo.com.br/depoimentos_interna_fotos.php?id=33.
(2) Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...