quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Bem perto de 100 milhões


Estamos bem perto dos cem milhões de processos em tramitação no Brasil. Segundo os dados do levantamento anual Justiça em Números, feito pelo Conselho Nacional de Justiça e divulgado nesta terça-feira (15/9), em 2014 passaram pela jurisdição dos 90 tribunais brasileiros, 99,7 milhões de processos.

O número do CNJ é o resultado da soma de 70,8 milhões de processos pendentes e 28,9 milhões de casos novos registrados no ano passado. Mantida a média de crescimento anual de 3,4%, registrada nos últimos cinco anos, vão tramitar em 2015, 103,1 milhões de processos judiciais no país.

Devemos lembrar que o maior litigante do país é o poder público. O levantamento do CNJ mostra que 15% dentre 23,7 milhões de ações que ingressaram na Justiça se referem a matéria tributária, previdenciária ou de Direito Público, todas áreas que envolvem a administração pública em seus diferentes níveis - federal, estadual e municipal. (Fonte: Revista Consultor Jurídico, por Maurício Cardoso15 de setembro de 2015).

Clique aqui para ler o relatório Justiça em Números.

Já em 15.000

Este Blog também tem estatísticas, mais modestas, é verdade. Informação obtida ontem, in loco, dá conta que a Vara de Precatórias Cíveis de Belo Horizonte possui 15.000 mandados a serem expedidos.

Para tanto, foi providenciado um mutirão a partir do dia 20 deste mês. Irão todos os processos para determinado setor encarregado da tarefa. Uma verdadeira força-tarefa para dar cabo do serviço, atrasado, diga-se de passagem. (Fonte: Blog De Beca e Toga, por Valéria Veloso, 16 de setembro de 2015.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...