sábado, 4 de junho de 2011

II SIMPÓSIO DE DIREITO BIOMÉDICO - OAB/MG - ESA

A Dra. Cláudia Navarro Lemos, médica e conselheira do CRMMG falou sobre o CFM e a Resolução nº 1.957/2010. 
Dra. Cláudia Navarro, médica

Veja os vídeos com trechos de entrevista após a palestra.

Dra. Cláudia Navarro, Dr. Geraldo Caldeira, CRMMG, Presidente da mesa e Valéria Veloso
Por problemas técnicos não foi possível postar os vídeos, trechos da entrevista:

"A alteração mais importante com a Resolução 1.957/10, foi em relação às pessoas, agora a reprodução assistida pode ser feita em pacientes homossexuais, pessoas não parentes (com autorização do CRM) e também a questão do número de embriões a serem transferidos. As outras questões importantes são a utilização anônima, os doadores só podem ser anônimos, não pode haver caráter lucrativo na doação de óvulos, gametas, espermatozóides, no uso do útero de substituição. Na verdade o anonimato já existia. Eu acho que é imprescindível para que haja doadores. Sem garantia do anonimato seriam muito poucas pacientes a doar o seu óvulo."

"Doadores são as pacientes que vão fazer a reprodução assistida, doam metade dos seus óvulos para outra paciente. Em alguns países é permitido que qualquer mulher que tenha óvulos faça a doação, se a mulher não quer engravidar pode doar todos os seus óvulos e é paga por isso. No Brasil isso é proibido, a doadora é a paciente que vai fazer o tratamento, deve ter menos de 30 anos e ganha a medicação, assim, metade dos seus óvulos serão fertilizados pelo marido e a outra metade vai ser doada para outra paciente."


O Dr. João Pedro Junqueira, médico falou sobre doação de gametas e a garantia de sigilo aos doadores.



A Prof. Dra. Maria de Fátima Freire de Sá, CEBID falou das implicações jurídicas da doação de gametas e sigilo aos doadores/direito à identidade genética



O Dr. Clayton Rosa de Resende, Juiz de Direito/BH falou sobre reprodução humana assistida “post mortem”

Juiz Clayton Rosa, Prof. José Roberto Moreira Filho(OAB/MG), Prof. Bruno Torquato (CEBID)

O Prof. Dr. Ricardo Melo Marinho falou sobre gestação de substituição



A Prof. Dra. Taisa Maria Macena de Lima, Juíza, falou sobre as implicações jurídicas da
gestação de substituição, foi calorosamente aplaudida.


A Dra. Lívia Lamaita, médica, falou sobre a união homossexual e reprodução humana assistida.


A Promotora de Justiça Raquel Pacheco falou sobre a adoção por casais homossexuais, posicionando-se favoravelmente, SED CONTRA, lembramos o substancioso artigo do Professor João Baptista Villela sob o tema. (A posteriori neste blog)

CONFRATERNIZAÇÃO


A alegria dos estudantes de Direito da UFOP e a veterana advogada

Valéria Veloso e Cláudia Navarro

Valéria Veloso e João Pedro Junqueira - Pro-Criar

Maria de Fátima e Valéria

Ma. Fátima, Cássia Avelar, Geraldo Caldeira, Valéria Veloso, Taisa Macena, Ricardo Marinho

Profa. Dra. Taisa Maria Macena de Lima
Dr. Geraldo Caldeira, psicanalista, um humanista no CRMMG



IMAGEM DO DIA





4 comentários:

  1. Participei deste simpósio, fiquei extremamente encantada com todos os profissionais que palestraram. Mas não poderia deixar de demonstrar minha imensa satisfação em ter tido o privelégio de assistir a palestra da Profa. Dra. Taisa Maria Macena de Lima e Promotora de Justiça Dra.Raquel Pacheco. Deixo aqui os Parabéns à todos os organizadores e palestrantes deste evento. Realmente foi muito proveitoso. Grande abraço a todos.
    Adenize - 3º Período em Direito - Faculdade Pitágoras - Betim/MG

    ResponderExcluir
  2. Adenize, grata pelo comentário, enviarei seu comentário à Profa. Fátima Freire organizadora do evento. Compareça sempre ao blog e participe. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Valeria.tudo bem? Meu nome é Kamila,sou aluna do curso de direito do Centro Universitario Una,gostaria muito de ter ido ao simpósio,mas nao pude. Estou fazendo um trabalho sobre gestaçao de substituiçao,gostaria de saber se tem como você me enviar o video com a Dra. Taisa Maria Macena de Lima. Se houver algo que possa me ajudar,ficaria muito agardecida. Meu email é k-milavigne@hotmail.com .Desde ja muito obrigada. Atenciosamente. Kamila

    ResponderExcluir
  4. Prezada Kamila, o simpósio foi realmente muito rico e proveitoso, não perca o próximo. Para ter acesso as palestras vc deve acessar o site do CEBID - Centro de Estudos de BioDireito www.cebid.com.br, e cadastrar-se. Este blog está à disposição para sua participação e comentários. Grata.

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...