segunda-feira, 3 de julho de 2017

Advocacia virtual e on line

Estou on line com um operador de um arrojado escritório de cobranças do sul do país. Foi o único contato que consegui, nos telefones não há viva alma para atender, nem no departamento jurídico, nem no "negocie sua dívida", não me lembro mais quais as outras 4 opções. 

O fato é que nenhum atendente apareceu e a gravação garantiu que estavam direcionando a minha escolha. Escolhi "departamento jurídico" esperando falar com um advogado a linguagem que falam os advogados. Qual o quê, até agora não consegui ninguém para dialogar sobre encerramento do processo, acordo, reintegração de posse, busca e apreensão, liminar cumprida, essas coisas.

Tentei o e-mail do lindo e tecnológico site. Nada até o momento.

Tive sucesso pelo whatsapp, imediatamente veio  uma mensagem padronizada e dessincronizada nestes exatos termos: "Nossos atendentes estão off line. Nosso horário de atendimento é da 08:15 as 18:00. Assim que um operador estiver on line, sua mensagem será respondida". Hum, às 17:00 não deveriam estar on line?

Ora, viva, um operador enviou-me uma mensagem pra lá de sucinta: "Cpf?"

Como? respondi. "Cpf do financiado."

 Ahhh. Outra linguagem, a linguagem dos bancos e cobradores. Nada de advogados, só um operador sucinto, é o que temos. Ok, hora de esforçar em outra linguagem, lá vamos nós. Após meia hora de espera on line, fiquei sabendo que o contrato foi devolvido ao banco. 

Não é difícil saber o motivo, este é o segundo escritório que passa pela ação. Então o banco já está no terceiro escritório nesta causa, cujo advogado ainda não cadastrado no sistema do TJMG está a protocolizar petições.  

O motivo, para os leigos e para os colegas que nunca advogaram para bancos, é que quando uma cobrança chega a um escritório de advocacia é porque todos os esforços persuasórios de toda a hierarquia bancária em cima do devedor não surtiram o menor efeito. 

E o devedor deve estar classificado na categoria "insolvente". Ou seja, para os advogados, muito trabalho e pouco ou nenhum ganho, em vulgo, pedreira ou osso.                   

E só saberei quem é o novo valente e persistente advogado quando os autos voltarem do gabinete do juiz. Espero que seja mesmo um advogado e não um operador on line.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...