Na Academia Mineira de Letras
O ex-ministro Ronaldo Costa Couto, biógrafo de JK, esteve ontem à noite na Academia Mineira de Letras. Protagonizou com Olavo Romano, o presidente da Casa e o Dr. Aranha, presidente do IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais, um stand up (apresentação de humor executada geralmente em pé) político.
Integrante da Casa asseverou na semana passada que o evento era imperdível e memorável. Assim, depois de remir as faltas (devolver autos injustamente retidos) chegamos, obviamente, muito atrasados. Descobrimos ontem o motivo do constante atraso aos eventos noturnos. Os eventos são protagonizados e marcados por homens, que notadamente não possuem a dupla jornada, assim, estão livres logo após o expediente para as palestras e convescotes.
Já nosotras, depois do expediente temos filhos a buscar nos colégios e cuidados maternais a desvelar antes de alcançar o evento já no final. Pelo visto tratava-se de evento fechado aos acadêmicos, com garçonetes circulando com taças e champagne. Mesmo assim não nos barraram e acomodada entre a plateia predominantemente masculina escutamos causos folclóricos de JK, José Maria de Alkimin, Milton Campos e por aí foi. Teve também episódio da vinda da Fiat Automóveis para Minas, fruto de viagem e promessas de Rondon Pacheco à Itália. Coisas de antanho e de um mundo eminentemente masculino, daí o tom cru e por vezes machista dos relatos. A plateia aplaudia vivamente.
Deixamos duas sugestões, a primeira marcar os eventos para as 20:00 horas, horário pra lá de civilizado e inclusivo. A segunda, mais mulheres na Academia.
Na Faculdade de Direito da UFMG
Seguimos para o quarteirão de baixo, onde na Faculdade de Direito da UFMG tomava posse na diretoria após eleição, o Professor Fernando Gonzaga Jayme, ex-vice-diretor, depois da renúncia da diretora Amanda Flávio de Oliveira.
Perdemos os discursos de praxe, (evento marcado para as 19h), e só alcançamos a festa no Panteão dos Bustos, lotado de professores, funcionários, alunos e ex-alunos. Vida longa ao seu reinado, aliás, gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense