segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

De volta à beca

Esquentando a bateria que o Carnaval vem aí e pararemos de novo.

Não falaremos das longas filas hoje no Fórum Lafayette, para não desanimar os colegas. Enquanto esperávamos atendimento no cartório da 15ª Cível flagramos e filmamos o bom humor do Dr. Jacob Máximo no primeiro dia do ano forense.




Dr. Jacob em exercício

Dr. Jacob Máximo e a Dra. Natânia Kelly, encontro de gerações de advogados

Fica o registro de vero exercício da advocacia, o balcão do cartório. Grata, Dr. Jacob, pela boa vontade e savoir-faire.

Dia de levantar alvará, desta feita (como diria o Prof. Barcellos), não reclamaremos da burocracia do Banco do Brasil já que encontramos um novo procedimento em prática e fomos atendidos por gentil e eficiente funcionária.

Encerrando o expediente forense, a terceira fila do dia, protocolo de alegações finais. Digno de nota neste processo: nossa primeira carta rogatória, de citação para a Holanda, levou simplesmente um ano e meio para ser cumprida. A Holanda é mesmo muito longe. E a nossa burocracia então, nem se fala. Cumprida, volta o processo a andar.

Faltou dizer que hoje também foi dia de cumprimento de prazo final esticado pelo recesso, lá no Tribunal de Justiça da Rua Goiás, (caos, trânsito, estacionamento caríssimo). Afinal, prazo só termina no último dia. Aos novatos o lembrete: é preciso juntar ao recurso a portaria que determinou o feriado, sabes? Se a causa chegar aos tribunais superiores vasculham tudo até achar a salvaguarda de não apreciação do recurso: faltou a comprovação do feriado e dá-lhe intempestividade.

Ainda sobre o recurso protocolizado hoje, trata-se do moribundo recurso denominado embargos infringentes, que não existirá no próximo Código de Processo Civil. Ai, que saudades teremos! Para variar, o voto minoritário, da lavra de culto e digno desembargador foi o que melhor aplicou o direito, com objetividade e clareza, e de acordo com a prova dos autos. Alguns dirão que desanquei os votos majoritários. Pode ser, talvez tenha mesmo carregado nas tintas mas o objeto da causa exige, penso eu, a embargante está paraplégica por conta do acidente.

Advocacia se faz também com destemor de desagradar. E estamos falando de direitos, entendimento (ideias), provas e julgamento. Vamos deixar os egos de lado, se possível.

Por hoje é só, e o amanhã, quem sabe?


3 comentários:

  1. Ano novo, humor renovado..hehe..gostei Dra. Valéria.. Só não gostei do Fórum de Itabira - MG, onde o recesso terminará somente dia 11/01, quarta feira, devido a obras de reformas no prédio. Detalhe: uma nova instalação, em novo endereço será iniciada esse ano para funcionamnto do novo Fórum. Nesse caso a reforma do prédio onde atualmente funciona o Fórum deveria ser simples e rápida. Correto?
    Errado! A reforma é simples porém demorada! Não terminou a tempo do recesso.
    E da lhe serviço acumulado!

    Bruno C.
    Advogado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno, mande foto do fórum de Itabira em reforma que postaremos no blog. De Beca e Toga é espaço dos advogados. Seja bem vindo, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Querida Valéria,
    Parabéns pelo blog e grato pela elevação do meu ego. Não mereço tanto.
    Abraços,
    Jacob Máximo

    (Postado com autorização do remetente).

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

É provável que as tempestades continuem

Os alertas da meteorologia soam como anúncios destes tempos, assim como direi, nebulosos, incertos, infaustos. Exagero? Tente, então, fazer ...