terça-feira, 1 de novembro de 2016

Longa tarde no tribunal



As impressões da tarde ainda estão frescas. Saí do plenário às 20:00h da terça-feira, véspera de feriado. Para quem chegou às 13:30h, é de se concluir que foi intenso o aprendizado. De fato, aprende-se sempre.

De umas 35 ou 40 sustentações orais só tive gosto de ouvir duas. Feitas, é claro, por dois dos mais tarimbados advogados da praça de Belo Horizonte. E só ocorreram por volta das 18:00h.

Até este momento advogados se revezaram na tribuna repetindo os parabéns ao desembargador presidente que aniversariava na data. A cartilha minimalista despreza esta atitude, julga que não é hora nem lugar. Soa over e algo bajulador, portanto, sem lugar no prontuário de advogados republicanos.

Nunca antes havia visto tamanha concorrência numa sessão naquela câmara, advogados saíam pela porta sem lugar no plenário. Enregelados pelo ar condicionado no mais mínimo grau, não arredavam pé. A quem interessar possa, a temperatura dos plenários pode ser temperada a um pedido no ramal *4721, na unidade Raja Gabaglia, que fique claro.

Os plenários do Palácio da Justiça no centro da cidade não precisam disso, o prédio pertence a um período majestoso da arquitetura, pé direito alto, abóbadas, vãos, mármores, ventilação natural, nada comparável aos caixotes, digo, à moderníssima arquitetura que requer potentes condicionadores de ar que enregelam os advogados e causam-lhes severos problemas respiratórios.

Quem procura, acha, e quem tem boca consegue temperatura digna para suportar horas de espera. Foi o que fiz. A preciosa informação do ramal *4721 foi obtida junto a um oficial secretário. 

Muitos copinhos de café depois, (como os advogados reclamam, que não tem adoçante hoje, que só tem copinhos descartáveis, podia ser uma xícara decente, etc., etc.), a atenção volta-se para os advogados que acompanham a sessão. Mais homens que mulheres, fato. É curioso observar o que prende a atenção das pessoas. 

Hoje por exemplo, vi o semblante da assembleia de advogados transmudar quando a jovem advogada de enormes cabelos louros e calça fly declarou que advogava em causa própria, ou seja, era parte de um contrato de milhões de reais. Vi olhos arregalaram-se e a jovem advogada ou seus milhões receberem olhares visivelmente mais reverentes.

Havia também partes muito pobres, doentes, sócios em desacordo, mais milhões, e o triste caso de advogado surpreendido na tribuna com a deserção (falta de pagamento das custas) do recurso, falta gravíssima no código de processo antigo, e no novo, não mais, mas, em sendo recurso interposto ao tempo do antigo, sem chance. 

Enquanto as causas e os julgamentos se sucediam, agora com o pé e a cabeça na mediação ou RAD (resolução adequada de disputas), ficava pensando, esta questão é mediável, esta não-mediável. 

Não há dúvida que os processos hoje julgados nesta sessão se arrastam há anos e anos. Empatados nisso esforço, sofrimento das partes e dos advogados, também; além de dinheiro particular e público. Nos moldes brasileiros a ação judicial tem resultado em resolução inadequada de disputas, tal o dispêndio de tempo e de dinheiro.

Dizia um famoso advogado da velha guarda, citado pelo valente Dr. Helvécio Chaves, já falecido, aliás, ambos falecidos, dizia, pois, em tom de blague: “que Deus desavenha quem nos mantenha”.

Desavenças ou conflitos jamais faltarão. São certos como a sucessão dos dias. Mas o modo de resolvê-los ou não resolvê-los pode ser mais eficaz, para todos, inclusive para os advogados. Voltarei ao tema.

Um comentário:

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...