terça-feira, 3 de abril de 2018

Quando se escreve demais

Saberia o estimado leitor o que é um quadro sinóptico*? Vi três deles em em recurso ao STJ de 26 páginas. Não sei ainda o que mais me (mal) impressionou, se as longas razões (vazias), se a falta de formatação ou aqueles quadros sinópticos, duas tabelas por assim dizer e umas bolas verdes unidas por uma faixa. As três bolas queriam destacar as hipóteses de decisão monocrática do relator em recurso especial (significa: quando o relator pode decidir sozinho o recurso sem levar para a Turma Julgadora). Sei. A bem da verdade, as bolas eram de um verde-água. Mas não deviam estar ali.

Cadê o poder de argumentação do advogado? Fiquei procurando. Tem que desenhar? Para o Ministro? Aliás, seus assessores? Impróprio, inadequado, desrespeitoso. É a modernidade, decerto. A simplificação, não a simplicidade.

Além dos quadrinhos tinha a petição alongadas e vazias razões. Aborrecidos e/ou irritados os assessores e o advogado da parte contrária. Foi uma longa madrugada, poderia ter varado as horas admirando o estilo, a técnica e o conhecimento do colega, e com ele mais aprendido. O aprendizado foi de paciência para ler aquele amontoado de frases jurídicas, a interpretação tortuosa dos fatos, da lei, da causa, enfim. E, curiosamente, veio a peça de portentoso escritório. Esperava mais.

Para combater tal desgosto só o contraste, Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis). 

Amanhã com olhos e ouvidos postos em Brasília/DF, mais exatamente no STF, espera-se, sinceramente, nenhuma citação de Drummond ou de Guimarães Rosa pela ministra presidente.

São esperados votos caudalosos e longas leituras. Quando se escreve demais...


*Conceito de Quadro sinóptico. O quadro sinóptico, ou também sinótico, é o resumo esquematizado de uma ideia, de um texto, documento e até mesmo da aula de um professor. Sua principal vantagem permite a visualização da estrutura e da organização do conteúdo que expõe um determinado texto. (queconceito.com.br/quadro-sinoptico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...