terça-feira, 22 de abril de 2014

O espetáculo do poder

Após longas confabulações o Conselho Editorial deste Blog resolveu liberar a nota sobre fato ocorrido em sessão de Câmara do TJMG há cerca de duas semanas. Daqui a pouco começarão a chegar e-mails, qual a Câmara, mesmo? A cautela deve-se à recente campanha de boa vizinhança com as classes adjacentes. Andam dizendo, (e não é verdade), que temos birra com desembargadores aposentados que passam a advogar. Confessamos um certo estranhamento. Fazer o quê? Essa mania de ler Calamandrei dá nisso.

O Conselho só liberou a nota após dar de cara com a foto nos jornais de hoje das comemorações do 21 de Abril em Ouro Preto/MG, quando o Governo distribui trocentas Medalhas da Inconfidência, é tanta medalha que já se perdeu o sentido da coisa. Lá estava o atual Grão-Vizir emedalhando um antecessor e futuro candidato a algo mais no Planalto. Os mesmos personagens do engafarramento da postagem anterior. O espetáculo continua, da Praça da Liberdade a Ouro Preto, e tome medalha. 

Cadê o link, digo, o elo entre um assunto e outro?- perguntarão os astutos leitores. Simples. Estavam os advogados na Sala das Sessões de uma das câmaras do TJMG (nem vamos dizer se na Raja, Av. Raja Gabaglia ou na Goiás, Rua Goiás, para dificultar mesmo), concentrados à espera do início do julgamento. Advogados que trabalham ficam assim antes das sessões, concentrados, nas páginas dos autos, nas notas que irão sustentar ou simplesmente preparando-se para a tinta que poderão levar daqui a alguns minutos. Conhecidos mal se cumprimentam, respeitando a concentração alheia sobre os autos ou notas. Cada um no seu canto. Eis que adentra egresso da toga agora de beca, alardeando cumprimentos efusivos, mas só aos grandes, o pessoal das galés passa desapercebido. Não é que o falaz ultrapassou o cancelo e foi cumprimentar mais efusivamente ainda os antigos colegas? Precisava tal demonstração de intimidade?

Assim não dá, passou para o lado de cá, aguente. Depois dizem que é má vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...