Ao Mestre, com carinho
Faleceu ontem em Belo Horizonte o Professor João Baptista Villela aos 85 anos, reconhecidamente um mestre com as palavras.
Em homenagem republicamos a foto por ele enviada para encimar artigo seu neste Blog nos idos de 2012.
Bem como citamos trecho escolhido de um outro artigo aqui publicado.
Despedimo-nos honrados com o aprendizado e convivência, reverenciando o jurista internacionalmente reconhecido e o querido professor.
Aqueles que tiveram o privilégio das suas aulas e o desafio de passar pelo seu escrutínio levarão consigo o ensinamento e o modelo de correção.
O professor exigente e rigoroso amealhou legião de admiradores entre alunos, professores e juristas, pelo seu conhecimento e cultura, simplicidade e lhaneza.
João Baptista Villela (Ituiutaba/MG 24/6/1936 |
* Fé e Ética na Perspectiva da Anencefalia
João Baptista Villela (Ituiutaba, MG, 24 de junho de 1936) é um dos mais conceituados juristas brasileiros que atuam no campo do Direito Privado. Foi professor titular da área de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 1985 e 2006. Tornou-se, em seguida, professor emérito da Instituição, onde continua a dirigir o Centro de Estudos em Direito Privado. Foi professor visitante na Universidade de Münster, Alemanha (1995-1996), na Universidade de Lisboa (2000-2001) e na Universidade de Salamanca (2003-2004). Participa de várias organizações estrangeiras e internacionais na área jurídica. Foi membro do Conselho Científico da publicação Deutsches und Europäisches Familienrecht. É membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Dirige a coleção Qualitas, da Editora Del Rey, um projeto comprometido com a excelência dos textos jurídicos de caráter acadêmico. É também o responsável pela edição em língua portuguesa das versões oficiais dos Unidroit Principles of International Commercial Contracts 2004.Tem inúmeros trabalhos editados no Brasil e no exterior, entre eles uma Introdução ao novo Código Civil brasileiro, publicada na Alemanha em 2004.
(Fonte: Wikipédia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense