segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Adeus, caro Professor Basile

Prof. Rafael Basile no Campus da PUCMG


Bravos leitores, não está mais entre nós o jovem professor Rafael Faria Basile, Mestre e Doutor em Teoria de Direito pela PUCMG. Faleceu em 24 de outubro.  Ao receber a notícia de sua morte prematura lembrei-me da sua figura elegante na pós-graduação falando de Dworkin.

Lembrei-me da sua inteligência brilhante e da surpresa, de certo dia, ao ir despachar com um desembargador encontrá-lo como assessor numa das baias (móvel modular) de uma sala ainda no prédio da Rua Goiás. Pareceu-me que alguém pós-graduado em hermenêutica estaria deslocado na função. Sem nenhum demérito aos assessores, não me entendam mal.

O que sabemos nós? Nada. Sua morte abrupta me lançou a reflexões sobre a relatividade das coisas e o absoluto. Sobre o que realmente importa.

Adeus, caro Professor Basile.

Um comentário:

  1. Sempre me lembro dele e venho aqui ler e matar a saudade...

    ResponderExcluir

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...