sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Notas do Congresso



O Congresso já vai longe, quase um mês, mas as impressões continuam vívidas. Esperei um pouco para coletar fotos e tinha ainda a esperança de brindar os bravos leitores com alguns discursos proferidos. Peço que não se assustem, só os melhores. O que, de fato, não acontecerá, não desta vez. Ao que parece a Academia resiste ao público em geral. Claro por desconhecer o seleto grupo de poucos e bons bravos leitores. Não há de ser nada.

O eterno retorno à faculdade é algo familiar e ao mesmo tempo, somos os ex-alunos, no momento, os "de fora". Entre um sentimento e outro, pertencer e não pertencer, o tempo. E sentada ali na primeira fila observo o tempo em tudo, vou ao passado e volto.

No dia da abertura destaque para a palestra da Professora Teresa Arruda Alvim, simplesmente excelente, que talento didático, sem qualquer afetação trocou em miúdos os embates com o novo Código de Processo Civil.
Professoras Juliana Cordeiro e Teresa Arruda

Estas ocasiões de congresso são ótimas para misturar, digo, permitir que convivam diferentes níveis acadêmicos, de doutor a calouro, e do mundo jurídico, ministros, desembargadores e nós, os simples advogados. É bastante democrático e cordial.

O Primeiro Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Afrânio Vilela, informou que a Vice-Presidência instalou sala especialmente destinada e com assessoria designada para recebimento de advogados para despachos.

Des. Afrânio Vilela
Como se sabe, cabe à Vice-Presidência decidir o seguimento dos Recursos Especial  e Extraordinário aos tribunais superiores.

Como também se sabe, despachar com um magistrado por vezes se constitui em verdadeira superação de obstáculos.

Este congresso foi também emocionante, ao final o homenageado, Professor Humberto Theodoro Júnior, em solenidade recebeu o título de Professor Emérito concedido pela Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais. Daí a mesa de gala com a insígnia da Universidade.

Percebam o entusiasmo do Professor Humberto Theodoro com o Direito, neste trecho final da sua palestra.


Não me acanhei de levar ao mestre o primeiro volume do Curso de Direito Processual de sua autoria, que me acompanhou nos anos de faculdade, agora autografado. Tenho prova:

Tenho prova também do público em geral se imiscuindo na Academia, aí está a primeira fila de palestrantes devidamente municiados com a insígnia deste Blog.


Em suma, teve cortejo na cerimônia da concessão do título, Hino Nacional, discursos e ao final, um coquetel de congraçamento entre as castas, digo, entre os presentes. Ministros, estudantes, professores e funcionários no Panteão dos Sábios.

Em novembro haverá troca de bastão da diretoria da Faculdade de Direito.

E de novo o público em geral irá por meio desta mídia digital se imiscuir na Academia. Traremos provas do fato também.

Fica o registro final e já sugerido à futura Diretoria: a entrada da Faculdade não pode continuar sendo a antiga garagem. De forma alguma. De volta à entrada da Avenida Álvares Cabral. Será um ótimo começo.

                                 https://pt.foursquare.com/albertolage


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Persistência contra jurisprudência majoritária

E nquanto a nossa mais alta corte de justiça, digo, um dos seus integrantes, é tema no Congresso americano lida-se por aqui com as esferas h...