quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

De fato histórico à preciosa experiência de ter interesses representados

Nunca antes na história deste país um ex-presidente foi condenado por um tribunal federal, no que se refere a ex-presidente e tribunal federal. Daí o fato histórico ocorrido hoje em Porto Alegre/RS em sessão da 8ª Turma Criminal da 4ª Região do Tribunal Regional Federal.

A sessão transmitida em tempo real pelo tribunal ocorreu sem plateia, sem pompa, mas com circunstância, e foi inevitável a comparação com as sessões do Supremo Tribunal Federal, nas quais sobra pompa e falta circunstância.

À unanimidade, a turma julgadora composta pelos Desembargadores Federais João Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus confirmou a sentença do Juiz Federal Sérgio Moro e aumentou a pena para 12 anos e um mês em regime fechado e multa de 1,3 milhão.

O advogado René Ariel Dotti, criminalista paranaense, da altura dos seus 83 anos, ao falar como assistente da acusação, pela Petrobrás, citou Winston Churchill e Padre Antônio Vieira, deste é a citação “a esperança é a mais doce companheira da alma”.

Descobri em outros discursos em vídeo do Professor Dotti, que a frase é uma de suas prediletas, assim como “o entusiasmo é o combustível da alma”.

Pelas reiteradas citações de autores e fatos históricos, (de Monteiro lobato e a luta pelo petróleo a Churchill combatendo o nazismo), sem descer à tecnicidade do processo, o advogado paranaense foi criticado nas redes sociais. Sua torcida também é grande. 

Chamou minha atenção sua voz, um tremor de eloquência ou dos anos; sim, e por isso mesmo, ali estava um verdadeiro advogado. Foi o que me pareceu, salvo melhor juízo. Neste caso, parece que não há dúvida.  

Como este blogue se refere a advogados e tudo o mais que os circunda, gostaria de compartilhar a experiência de, informal e socialmente (ou seja, extrajudicialmente), ter meus interesses cuidados por espontânea intervenção de um terceiro, leigo, inclusive. 

Que experiência, é o que posso dizer. Não só teve efeitos salutares como causou um agradável conforto interno, quase espiritual. Ter seus interesses representados na voz de outra pessoa, que doce e preciosa experiência. Experimente, caro leitor, recomendo vivamente.

Advocatus, vocatus, particípio passado de vocare, chamar, chamado; ad, para.

Dito isso, um viva aos advogados, e munidos de esperança e entusiasmo vamos em direção ao ano forense, que janeiro já vai pelo dia 24, e os prazos, segundo a Portaria Conjunta 705/PR/2017 - TJMG, voltaram a correr em 22/1/18. Aos autos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia a dia de uma advogada, críticas e elogios aos juízes, notícias, vídeos e fotos do cotidiano forense

Ode à alegria

Ainda o tema. Desde as mais recentes indicações e posses deslustrosas para o mais alto cargo do judiciário brasileiro tenho evitado qualquer...