Editoriais


O melhor da semana que passou

Caso Cachoeira

Quase fui às lágrimas ao ler o comovente depoimento do dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, que afirmou: "Vou quebrar" ("Poder", ontem). Ele só não disse a cara de quem ele vai quebrar.

Aroldo Miranda, leitor da Folha, SP. Abril, 2012.


Tempo quente no fôro

Como o sertão voltou à baila com a notícia do ocorrido ontem no fórum de Montes Claros, a nossa redatora-em-chefe que é sertaneja de Moc, resolveu colocar em destaque uma moda de viola, caipira, que fique bem claro, para amenizar os ânimos, recomendar cautela e tocar em frente.
22 de março de 2012

Los gitanos

Minas não era motivo de chacota nacional desde o tanque do exército estacionado nos jardins do Palácio da Liberdade, ninjas a postos e nosso governador à época entrincheirado. Inesquecível.
Agora o MPF (Ministério Público Federal) de Uberlândia/MG decidiu processar o Instituto Antônio Houaiss e a editora do afamado dicionário, pedindo a imediata retirada de circulação das edições que contenham expressões pejorativas e preconceituosas contra ciganos.
Já dizia um mineiro poeta, Drummond, que é inútil brigar com as palavras.
Vamos reclamar também que mineiro virou sinônimo de "desconfiado", "aquele que não confia" e outros epítetos nada glamourosos?
Depois de tal investida do combativo MPF não podemos reclamar de preconceito contra os mineiros. Há melhores combates a serem travados e aguardando na fila.
Guardem o Houaiss bem guardado antes que o levem!
Ao povo cigano, que acreditamos não precisa de semelhante defesa, a melhor homenagem, o reconhecimento da sua cultura, logo abaixo no Blog a música gitana na sua maior expressão. Bailemos.
16 março 2012
Notícia do Blog

O Blog tem feito algum sucesso, a imodéstia nos permite a inconfidência (só cá entre nós). E olhe que em círculos bem ilustrados, para gáudio da nossa redatora-em-chefe.
Eis que nos feed-backs (vide glossário abaixo), uma das queridas e fiéis leitoras, mais querida do que fiel propriamente, sugeriu um visual mais clean (glossário logo abaixo). Para que tanto inglês?Mais profissional, mais chique mesmo.
- Ah, mas eu gosto dele assim - foi logo dizendo a nossa redatora-em-chefe.
- É dicotômico e paradoxal mesmo. É moderno mas é antigo. Como o Direito. O Direito é velho, velho, mesmo antes de Roma. Lembra do Código de Hamurabi? Mas evolui, ou não, como diria Gilberto Gil, nosso mais musical ministro.
Esse ar de pasquim, de papel velho, é afinal, super moderno. O charme dele é esse, autenticamenteold-fashioned. Mas, de novo, inglês?
Intercalar expressões em inglês é super up-to-date, ou em bom português sertanejo universitário (argh), chique no último grau.
Estamos conversados por enquanto, eis que (advogados adoram a expressão), a mudança, lema máximo desse blog, (vide quadrinho à esquerda, no alto), está aí para isso mesmo, como dizia Heráclito, ou algo assim.
Glossário:
feed-back: retorno, resposta, dizer o que achou ou não achou.
clean: limpo.
old-fashioned: antiquado, antigo.
up-to-date: atualizado, na moda.
cheek-to-cheek: dançar a dois
Em homenagem aos old-fashioned que adoram dançar cheek-to-cheek, vídeo inspirador abaixo, bem abaixo, lá no final do blog, isso, achou, basta clicar que ele canta e dança, lindamente, in the old fashioned wayeleAznavour.


De Euclides e Guimarães

O sertão te dá preparo, mas não te defende de nada.
Ora direis ouvir estrelas. Em plena segunda-feira? Tens graves afazeres, sabes? Escolheste uma beca. Está à sua espera, mas também há que se levar strelitzas para o escritório. É que a vida meu caro, também é feita disso, flores sobre a mesa além do pão de cada dia. O sertão te dá preparo, um couro mais duro, às vezes, mas não te defende de nada. Haja flores e haja vinho, além do pão. Sei do tempo? Sei nada, sei do verbo.
Ao revisor: deixar como está, verbos conjugados "no popular" do Rio.
Chamando Jung (e a sincronicidade): recebi e-mail de novo amigo virtual, servidor da justiça que me tem honrado com mensagens. Consta lá que Confúcio disse: Perguntas por que compro arroz e flores? Compro arroz para viver e flores para ter algo para viver.
Mora na filosofia. Monsueto no blog. Vide e ouça abaixo.

Fevereiro 2012

Ode à alegria

Ainda o tema. Desde as mais recentes indicações e posses deslustrosas para o mais alto cargo do judiciário brasileiro tenho evitado qualquer...